GNR participa no resgate de 82 migrantes em Itália

Militares da Unidade de Controlo Consteiro e de Fronteiras integraram a operação de busca e salvamento numa missão coordenada pela guarda costeira italiana, no âmbito da operação conjunta da Frontex.

Foto
Navio do Frontex em missão de salvamento na costa da olha grega de Kos, em 2015 YANNIS BEHRAKIS/Reuters

A GNR indicou este domingo que participou, em Itália, no resgate de 82 migrantes, em conjunto com a guarda costeira italiana, no âmbito da missão que está a realizar integrada na agência europeia de controlo de fronteiras Frontex.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) refere que os militares da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) com a lancha de patrulhamento costeiro Bojador integraram, na madrugada de sábado, ao largo de Crotone, em Itália, numa operação de busca e salvamento de 82 migrantes, numa missão coordenada pela guarda costeira italiana no âmbito da operação conjunta da Frontex.

Segundo a corporação, a lancha da GNR foi accionada, cerca das 20h58 de sábado, após o alerta das autoridades italianas para um veleiro suspeito de transportar migrantes a bordo.

A GNR dá conta de que, às 4h30, foi detectada a embarcação e, cerca das 5h, foi iniciado o transbordo dos migrantes para bordo da embarcação da guarda costeira italiana, enquanto a lancha portuguesa, em conjunto com um navio mercante, auxiliou na tentativa de garantir a protecção no decorrer das manobras de resgate dada a forte agitação marítima que se fazia sentir.

Aquela força de segurança indicou ainda que a operação terminou às 12h10 com a chegada em segurança ao Porto de Rocella Jónica.

A Guarda Nacional Republicana, através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras e da lancha de patrulhamento costeiro Bojador, participa desde Março na operação conjunta "THEMIS 2023" - Itália, da Frontex, no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, que decorrerá até 12 de Julho.

Sugerir correcção
Comentar