Daniel Ellsberg, morreu o homem dos Pentagon Papers

Foi o analista que divulgou os documentos mostrando que o Governo dos EUA enganou a população sobre a guerra do Vietname, desatando ao mesmo tempo uma batalha fundamental pela liberdade de imprensa.

Foto
Daniel Ellsberg tornou-se escritor e conferencista em defesa da transparência no governo e contra a proliferação de armas nucleares. REUTERS/Luke MacGregor
Ouça este artigo
--:--
--:--

Daniel Ellsberg, o analista militar cuja mudança de opinião em relação à Guerra do Vietname o levou a divulgar os Pentagon Papers, documentos secretos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que mostravam o logro do Governo norte-americano em relação ao conflito, e que desatou uma batalha fundamental sobre a liberdade de imprensa, morreu na sexta-feira, de acordo com um comunicado da família.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários