A “factografia” de Chklovski

Um livro que reúne um aglomerado de textos díspares de um dos mais ousados e conseguidos críticos do século XX. Um desbravador e um pioneiro, que ajudou a criar as bases da moderna crítica literária.

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O escritor Victor Chklovski (à esq.) e a actriz russa Zinaïda Kirienko em Cannes ( 1961) Gilbert TOURTE/Getty Images
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Entre nós, Victor Chklovski, um dos responsáveis pelo Formalismo Russo, foi referência obrigatória para gerações de alunos de Letras. Os dois volumes de Teoria da Literatura, a cargo de Tzvetan Todorov (Edições 70, trad. Isabel Pascoal; reeditados num volume, em 2018, na mesma editora), albergavam textos antológicos de Chklovski: A Arte como Processo e A Construção da Novela e do Romance. No entanto, além desta importante recolha de estudos a várias mãos, o nome do autor de Teoria da Prosa não tem constado nos catálogos nacionais (salvo Maiakovski, Editorial Fronteira, 1978, sob a grafia Viktor Sklovski), até que este ano a editora Barco Bêbado editou O Movimento do Cavalo.

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