O Animal de Rabo de Peixe, Sky: “A Killa prova que animais adoptados conseguem fazer tudo”

Conhecê-los é conhecer a relação que têm com os animais. A cadela Killa, mais conhecida como Sky na série da Netflix Rabo de Peixe, foi resgatada de um canil dos Açores.

Foto
Killa é Sky na série da Netflix Rabo de Peixe DR
Ouça este artigo
--:--
--:--

Em Rabo de Peixe interpreta Sky, a cadela de Eduardo, personagem de José Condessa na série da Netflix. Na vida real, Killa, Fila de São Miguel de dois anos, também é açoriana, mais precisamente de Ponta Delgada, mas vive em Lisboa com a tutora Sara Varatojo.

“Adoptei a Killa há dois anos num canil em Ponta Delgada. Estava no Facebook e vi na página do canil a foto de uma cadela que me tocou imenso. Ela estava cabisbaixa, magra, tinha um olhar triste e nem sequer tinha nome. Era o número 18871. Houve qualquer coisa que me tocou e pensei ‘tenho que tirar esta cadela do canil’.

Tenho uma empresa de pet sitting que é a Oh My Dog onde, esporadicamente, resgatamos animais que estejam a precisar de auxílio e foi o que fizemos com a Killa. Ela veio para Lisboa viver comigo para mais tarde ser adoptada, mas ninguém ficou com ela.

Quando veio tinha 11 meses e tinha acabado de ser mãe. Não sabemos nada sobre o passado dela nem sobre o paradeiro dos filhos. No início ficou cá em casa durante algum tempo, mas começou a atacar os meus três outros cães para me fazer protecção de guarda e agora vive com um familiar meu. É muito tranquila, inteligente, afável e meiga. É dos cães mais doces que já conheci. Também se dá bem com outros cães desde que não sejam meus.

Killa tem dois anos Sara Varatojo
Foi resgatada com 11 meses de um canil em Ponta Delgada DR
A cadela sempre gostou de aprender truques Sara Varatojo
Fotogaleria
Killa tem dois anos Sara Varatojo

Sempre gostei de ensinar truques a cães e notei que a Killa tinha motivação para aprender o senta, girar para a esquerda e para a direita, saltar para os braços… Mas nunca pensei que ela ia fazer alguma série ou filme. Tudo começou quando o Fernando Silva da Educacão me contactou porque precisava de um Fila de São Miguel para ir a casting. Pediram para ela ladrar ao comando, ou seja, ladrar quando eu digo 'fala' ou 'guarda', mostrar truques, ver se era sociável ou não e como reagia a estranhos. Também a analisaram fisicamente, porque sendo muito honesta, em televisão a estética tem muito importância.

A Killa gosta de estar na floresta e na praia. Nos Açores teve as férias da vida dela. Não gravava muitas horas e os takes demoravam à volta de cinco minutos, por isso, depois de gravar íamos sempre passear.

As pessoas estão a reagir muito bem e temos recebido muitas mensagens nas redes sociais. Acho piada porque até a reconhecem na rua. Houve uma cena engraçada em que o José Condessa estava a tentar dar-lhe uma lata de atum, mas quando ela via a câmara perto do focinho fugia sempre para o quarto. Comia o atum muito rápido e a seguir fugia. Comeu umas dez latas até desistirem.

Em relação a ter um animal, sou a favor tanto da compra como da adopção, mas acho que as pessoas devem dar sempre oportunidade a um cão resgatado. A Killa é a prova que os animais adoptados conseguem fazer tudo e chegar longe. Tenho mais dois cães resgatados, um só tem um olho e chegou a uma telenovela [Bem Me Quer, da TVI]. São a prova que a beleza não é tudo e que comprar cães de raça também não.”

Depoimento construído a partir de entrevista telefónica.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários