Como facilitar a transição para o 1.º ciclo: dicas úteis para pais e educadores

São vários os estudos que comprovam a existência de uma forte relação entre o envolvimento parental e o sucesso escolar.

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"Sabe-se que uma “boa transição” permite aos mais novos sentirem mais confiança" ADRIANO MIRANDA/Arquivo
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A transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico implica uma mudança e, por essa razão, pode provocar nas crianças alguma ansiedade. Os pais, durante esta etapa, interrogam-se como o seu filho irá lidar com esta situação e sentem, como é natural, alguma insegurança.

Neste processo é fundamental os pais darem especial atenção aos filhos e garantirem que a entrada na escolaridade obrigatória é efetuada sem sobressaltos. Para tal, é importante que transmitam uma visão positiva da escola e que as crianças estejam motivadas para aprender.

A criança deve ver esta mudança como uma oportunidade para crescer, para realizar novas aprendizagens e para conhecer outras pessoas.

Sabe-se que uma “boa transição” permite aos mais novos sentirem mais confiança, desenvolverem as suas potencialidades, reforçarem a sua autoestima e desenvolverem a sua resiliência, criando condições para que tenham sucesso na fase seguinte.

O papel da família na transição para a escolaridade obrigatória é crucial, são vários os estudos que comprovam a existência de uma forte relação entre o envolvimento parental e o sucesso escolar. Os pais são vistos como suporte aos desafios que os filhos encontram no contexto educativo.

Quando existe uma boa relação entre a escola e a família os alunos apresentam melhores resultados escolares. Além disso, o envolvimento parental ajuda a reforçar laços, uma vez que os filhos sentem que se preocupam com eles.

A exploração de histórias acerca desta temática serve de suporte a esta mudança já que permitem às crianças saber o que as espera e adquirir ferramentas para ajudar neste processo.

De forma a facilitar a transição para o 1.º ciclo os pais podem implementar algumas estratégias, tais como:

  1. Criar expetativas positivas acerca da escola — conversar sobre as principais aprendizagens que vai realizar reforçando os aspetos positivos.
  2. Conhecer a escola nova — contribui para reduzir a ansiedade do seu filho e permite-lhe familiarizar-se com o espaço que irá frequentar.
  3. Organizar um espaço de estudo — deve ser um ambiente tranquilo e longe de distrações, onde se encontrem disponíveis os materiais escolares.
  4. Explicar as principais alterações — esclarecer as principais diferenças entre o pré-escolar e a escolaridade formal.
  5. Estabelecer um horário — não se esqueça de incluir a hora de jantar, tomar banho, dormir e despertar, garantindo que as rotinas são respeitadas.
  6. Reunir, frequentemente, com o professor — para que possa ter conhecimento dos principais progressos do seu filho e acompanhar a sua evolução.
  7. Valorizar e elogiar os trabalhos —mostrar que está atento e satisfeito com os esforços efetuados pelo seu filho contribui para reforçar a sua autoestima.

Assim, para que uma criança tenha uma boa adaptação é crucial que as famílias incentivem a comunicação, podendo, por exemplo, perguntar como correu o dia na escola, procurar saber o que aprenderam, questionar que atividade mais gostaram de realizar, com quem brincaram, o que comeram…

Para concluir, os pais devem fazer perguntas acerca da nova experiência e ajudar os filhos a expressar e entender as emoções que estão a sentir. Acima de tudo, precisam estar presentes e o facto de pedir para descrever as experiências vividas na escola constitui uma forma de auxiliar durante esta etapa.

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