Amazónia: Belém vai receber a COP30 em 2025

Belém, no Brasil, irá ser a sede da cimeira das Nações Unidas sobre as alterações climáticas em 2025, anunciou Lula da Silva.

Foto
A cidade de Belém está perto da região costeira da Amazónia, no estado brasileiro do Pará Nelson Garrido/ARQUIVO

A cidade de Belém, no estado brasileiro do Pará, onde está localizada parte da floresta da Amazónia, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sede da trigésima edição da conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP30), em 2025, anunciou nesta sexta-feira Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil.

"Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazónia", escreveu Lula da Silva, na rede social Twitter. Segundo o responsável, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o povo do estado estão preparados "para promover a melhor COP da história". O encontro deverá decorrer em Novembro de 2025.

Lula da Silva lembrou que já participou em eventos no Egipto, em Paris, em Copenhaga onde os debates trataram muito da floresta amazónica e, portanto, considerou que seria importante realizar uma COP num estado da Amazónia brasileira, para que os participantes do evento possam conhecer a fauna e os rios da maior floresta tropical do planeta.

A mais recente conferência mundial do clima aconteceu em Novembro de 2022, no Egipto, e foi marcada pela adopção de uma resolução sobre a compensação dos países vulneráveis pelos danos causados pelas mudanças climáticas.

Foto
O Presidente Lula da Silva fotografado com Helder Barbalho (à esquerda), governador do estado do Pará, e Mauro Vieira (à direita), ministro das Relações Exteriores, após receberem a confirmação das Nações Unidas de que a cidade de Belém será a sede da COP30 em 2025 RICARDO STUCKERT/Presidência do Brasil/Reuters

A COP28 deverá acontecer em Novembro deste ano no Dubai, nos Emirados Árabes, e a COP29, em 2024, não tem ainda sede definida, mas a Austrália apresenta-se como a principal candidata.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários