Mau tempo em Lisboa derrubou árvores e provocou inundações, mas “o pior já passou”

Ao jornal PÚBLICO, os Bombeiros Sapadores de Lisboa confirmaram 26 inundações e a queda de 13 árvores ou ramos de árvore na cidade.

Foto
Lisboa foi um dos 13 distritos que o IPMA colocou em alerta amarelo por causa das chuvas Paulo Pimenta
Ouça este artigo
--:--
--:--

O mau tempo em Lisboa nesta terça-feira provocou a queda de árvores e algumas inundações na cidade, disse ao PÚBLICO o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que referiu ter registado "muitas ocorrências" decorrentes das condições meteorológicas, sublinhando a existência de 26 inundações e 13 quedas de árvores ou de galhos. Não se registaram feridos, mas a queda de árvores provocou danos em várias viaturas.

A chuva e o granizo já provocaram constrangimentos no trânsito em algumas estradas, incluindo a Ponte Vasco da Gama e a A5. Nas redes sociais registaram-se, ainda, episódios de infiltrações de água no centro comercial Almada Fórum, inundações na Rua da Prata e no Parque das Nações.

Lisboa foi um dos treze distritos de Portugal colocados sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte entre as 18h e as 21h, tinha já afirmado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Devido à trovoada, o alerta passou para laranja.

Apesar das chuvas fortes, trovoadas e queda de granizo, o IPMA explicou ao jornal PÚBLICO que o mau tempo foi diminuindo de intensidade ao longo da tarde e que "o pior já tinha passado." Até às 21h, ainda que a trovoada possa continuar mais algum tempo, espera-se haja cada vez menos precipitação.

Além de Lisboa, também Faro, Évora, Setúbal, Portalegre, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Aveiro, Viseu e Guarda estiveram em alerta amarelo devido à precipitação.

Em Setúbal, as chuvas fortes provocaram, esta segunda-feira, pelo menos dez ocorrências de inundações na cidade. Não houve registo de desalojados ou vítimas.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários