Futebol espanhol soma casos de racismo. “Não acontece nada”, queixam-se jogadores

Antes de Vinícius, vários outros jogadores registaram discriminação durante jogos da La Liga. Há casos em que os insultos racistas partiram dos adeptos do próprio clube ou de treinadores.

Foto
Vinícius Júnior denunciou insultos racistas no jogo frente ao Valência EPA/Kai FORSTERLING
Ouça este artigo
--:--
--:--

O caso de Vinícius Júnior é apenas mais um numa longa lista de jogadores acossados por insultos e cânticos racistas. Mas foi precisamente para não ser apenas mais um que o avançado do Real Madrid decidiu tomar uma atitude: não ignorou os adeptos e, apontando para a bancada do estádio do Valência, identificou a origem dos insultos. Os protestos valeram-lhe a expulsão, num caso que está a fazer correr muita tinta em Espanha, um país que soma casos de racismo no escalão cimeiro do futebol. "O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas", disse o jogador brasileiro.

A identificação dos adeptos que o insultaram por parte de Vinícius Jr. permitiu às autoridades policiais deter três jovens com idades entre os 18 e os 21 anos por suspeita de terem proferido insultos racistas contra o futebolista brasileiro. O trio, contudo, foi libertado depois de ter prestado declarações, embora tenha sido informado pela polícia de que poderá voltar a ser chamado para prestar mais declarações.

Mas antes deste caso, outros marcaram o futebol espanhol. Em 2006, num jogo que opôs o Barcelona ao Saragoça, o camaronês Samuel Eto'o fartou-se dos insultos racistas vindos da bancada, agarrou na bola e começou a dirigir-se para os balneários. O jogador "blaugrana" era um dos alvos preferenciais dos insultos racistas quando o Barcelona jogava noutros estádios. Entre lágrimas, tentava ultrapassar o bloqueio feito pelo árbitro e colegas de equipa, que tentavam a todo custo que o camaronês permanecesse em jogo. Com os olhos lacrimejantes, dizia apenas: "Já chega."

Um dos melhores jogadores do mundo era provocado pelos adeptos do Saragoça com sons de macaco. Um gesto abjecto que, no caso do guarda-redes Carlos Kameni, era perpetrado pelos adeptos da própria equipa. O guardião camaronês do Espanyol era atingido por bananas arremessadas pela própria claque durante os jogos em "casa", ouvindo constantemente insultos racistas durante o jogo. "Kameni! Sai daqui, sai daqui! Agora vai à imprensa e diz-lhes que isto é racismo. És um filho da puta! Quer sejas preto ou laranja", podia ouvir-se das bancadas, num vídeo captado pela cadeia norte-americana ESPN. As palavras eram dirigidas por um dos responsáveis da claque do emblema catalão – sem a cara tapada e perfeitamente identificável pelas autoridades –, utilizando um megafone para espalhar a mensagem de ódio por todo o estádio.

No início do século XXI, eram comuns os incidentes em que os grupos organizados exibiam elementos ligados à extrema-direita, desde suásticas às cruzes celtas. Saudações nazis eram recorrentes em muitos outros estádios, comportamento replicado também em Itália pelos ultras ​e noutras zonas do continente europeu. Portugal não foi imune ao problema: na década de 1980 e 1990, símbolos de ódio eram exibidos pelos skinheads de grupos organizados de adeptos.

Daniel Alves lançou movimento

Um dos jogadores mais afectados pelos insultos racistas em Espanha foi o brasileiro Roberto Carlos. De tarjas a cânticos, o "galáctico" era um dos principais alvos nas deslocações do Real Madrid. Esta segunda-feira, em reacção ao caso de Vinícius Júnior, escreveu no Twitter: "Este problema tem muitos anos, amigos, não nos enganemos que não passa nada."

Daniel Alves, antigo lateral do Barcelona a ser julgado num caso de agressão sexual, também foi vítima de actos racistas, mas a atitude descontraída com que lidou com o tema valeu-lhe elogios rasgados e lançou um movimento anti-racismo. Em 2014, durante uma deslocação do Barça ao Espanyol, adeptos rivais lançaram bananas para o relvado enquanto o lateral se preparava para bater um canto. Sem hesitar, o jogador descascou a banana, comeu-a e prosseguiu o jogo. O incidente, captado pelas câmaras de televisão que transmitiram a partida da La Liga, iniciou o movimento "Somos todos macacos", que contou com a participação de centenas de figuras públicas ligadas aos mais variados sectores.

Mas os insultos não viriam só de adeptos: em 2004, o então seleccionador espanhol Luís Aragonés foi apanhado pelos microfones durante o estágio a tratar Thierry Henry como "negro de merda". O seleccionador foi apenas multado em três mil euros, valor que causou fortes protestos, incluindo do ex-avançado do Arsenal.

No caso de Vinícius Júnior, a Justiça espanhola anunciou a abertura de uma investigação e, de acordo com a procuradoria do Ministério Público de Valência, está em causa um “alegado crime de ódio”. O jogador ameaçou abandonar a partida à passagem pelo minuto 70 e acabaria expulso nos instantes finais do jogo frente ao Valência, após denunciar comportamentos e cânticos racistas dos adeptos rivais. A onda de apoio ao jogador e de repúdio aos actos discriminatórios atravessa já vários quadrantes e chegou mesmo às maiores instâncias do futebol. O próprio Valência, inicialmente calado perante os incidentes, já foi obrigado a tomar uma posição, condenando “veementemente” o comportamento dos adeptos e prometendo expulsar os prevaricadores de sócios do clube.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários