“Não faz sentido” usar a sustentabilidade para decidir subidas anuais das pensões

Economistas alertam que usar a sustentabilidade da Segurança Social como argumento para aumentar as pensões em cada ano cria “sentimento de instabilidade” e de “falta de confiança”.

Foto
Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
05:15

Usar o argumento da sustentabilidade da Segurança Social como argumento para justificar a forma como as pensões são actualizadas em cada ano “não faz sentido”, cria “um sentimento de instabilidade e de falta de confiança” e gera o “pânico” entre os cidadãos. Três economistas e académicos concordam com a solução encontrada pelo Governo para evitar que os pensionistas tivessem um corte nos seus rendimentos de 2024 em diante, mas lembram que a sustentabilidade depende de vários factores e alertam para os riscos de usar este tipo de argumentos para justificar medidas de curto prazo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar