Sem água não há arquitectura – eis a questão de Portugal na Bienal de Veneza

De Braga a Faro, sete equipas foram desafiadas a imaginar os reservatórios de água do futuro. A natureza dá boas lições, mas são necessários mais manifestos e menos passividade perante o mundo.

Foto
Os Space Transcribers, atelier de Braga, são os responsáveis por esta espécie de impossíveis objectos cor-de-laranja Lais Pereira/Space Transcribers
Ouça este artigo
00:00
16:27

Vacas que pairam sobre a Lagoa das Sete Cidades numa paisagem surreal. Uma máquina que parece inventada por um cientista louco para produzir solo no Alqueva exaurido. Estranhos objectos laranja que pregam partidas a quem usa mal a água do Tâmega. Uma raiz gigante de um freixo que é afinal o melhor depósito de água no Douro Internacional. Uma ribeira no Funchal a que hão-de retirar o betão para revelar um paraíso perdido. Uma arquitecta activista que usa o seu corpo desnudo para reclamar o direito ao rio Zêzere.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar