Oligarcas próximos do poder russo aguardam nacionalidade portuguesa

Alexander Smuzikov e Alexander Kaplan são sócios e o último é alvo de sanções internacionais. Foram certificados como judeus sefarditas pela Comunidade Israelita do Porto.

Foto
Comunidade Israelita do Porto certificou oligarcas Nelson Garrido
Ouça este artigo
--:--
--:--

Alexander Smuzikov é um oligarca russo e filantropo de 51 anos. Um dos maiores coleccionadores de arte vanguardista russa, tem uma fortuna que em 2016 estava avaliada em mais de 600 milhões de dólares, evita os holofotes, não dá entrevistas e vive rodeado de seguranças. Smuzikov tem um sócio de longa data, Alexander Kaplan, e ambos foram certificados pela Comunidade Israelita do Porto (CIP) como descendentes de judeus sefarditas, estando a aguardar desde 2020 a sua naturalização como portugueses, segundo o PÚBLICO apurou. Os dois fizeram fortuna com o petróleo e são apontados como próximos do círculo do poder de Vladimir Putin.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 81 comentários