Mais um oligarca russo já é português e outros dois esperam por passaporte

Abramovich foi apenas um dos oligarcas russos que procuraram e obtiveram a nacionalidade portuguesa ao abrigo da lei dos sefarditas. Andrei Rappoprt também já viaja com passaporte nacional, enquanto Lev Leviev e God Nisanov aguardam pela decisão do Ministério da Justiça.

Foto
Putin com o oligarca russo e ex-vice-presidente do Congresso Mundial Judaico, God Nisanov

Descrito recentemente como “um dos homens mais ricos da Europa” e “colaborador próximo de várias autoridades russas” pelo secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, o oligarca russo e ex-vice-presidente do Congresso Mundial Judaico (CMJ), God Nisanov, aguarda pela naturalização portuguesa. O mesmo sucede com Lev Leviev, apelidado de “Rei dos Diamantes”, próximo de Vladimir Putin e sócio da empresária angolana Isabel dos Santos. Com passaporte nacional já viaja Andrei Rappoport, outro oligarca também com ligações a Moscovo, segundo o PÚBLICO apurou. Todos foram certificados como judeus sefarditas pela Comunidade Israelita do Porto (CIP).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 81 comentários