Um icebergue fálico à deriva no oceano

Um fotógrafo canadiano de uma cidade chamada Dildo viu um icebergue curioso. Se, em tempo de crise, “este icebergue conseguir deixar um sorriso na cara das pessoas já valeu a pena”, diz Ken Pretty.

Foto
O icebergue em forma de pénis avistado na semana passada Ken Pretty/FACEBOOK

O fotógrafo canadiano Ken Pretty estava a pilotar o seu drone pelo oceano numa calma manhã de Primavera, quando se deparou com um bloco de gelo com uma forma curiosa, noticia o jornal britânico The Guardian. Era um icebergue com cerca de nove metros que apresenta uma forma fálica, avistado na costa leste de Terra Nova e Lavrador, no Canadá. A juntar ao avistamento peculiar, a história consegue ainda juntar mais um ingrediente surpreendente: acreditem ou não, o fotógrafo canadiano mora numa cidade chamada Dildo.

O fotógrafo referiu que a semelhança com um órgão genital masculino era tanta que muita gente julgou tratar-se de uma imagem falsa – incluindo no Facebook, onde partilhou a fotografia. “As pessoas não acreditam que é real”, contou, dizendo que muitas das pessoas que viram a imagem nas redes sociais pensavam tratar-se de uma montagem.

Foto
O icebergue visto de outro ângulo Ken Pretty/FACEBOOK

“Ao ver de terra firme não era bem claro”, explicou Pretty, citado pelo Guardian. “Mas quando o drone lá chegou foi impressionante o quanto se parecia com… bem, vocês sabem.” Um dia depois de a fotografia ter sido tirada, a parte de cima do icebergue desmoronou-se, relata o Guardian.

Muitos turistas dirigem-se a esta região canadiana de Terra Nova e Lavrador para avistarem estes gigantescos pedaços de gelo que se desprendem da plataforma de gelo da Gronelândia e ficam à deriva no oceano Atlântico.

Os dados do Governo do Canadá citados pelo canal público canadiano CBC referem que existem cerca de 200 icebergues a passar pela costa de Terra Nova e Lavrador só nesta última semana.

Foto
O icebergue visto de cima Ken Pretty/FACEBOOK

“É tudo por diversão. Hoje em dia está toda a gente preocupada com o custo de vida”, afirmou o fotógrafo. “Se este icebergue conseguir deixar um sorriso na cara das pessoas já valeu a pena.”

Ainda que a fotografia tenha servido como divertimento, as alterações climáticas causam perda de gelo e são um problema para as calotas polares, o que, por sua vez, pode levar a um aumento do nível das águas do mar (também associado à expansão térmica dos oceanos). As alterações climáticas são um perigo para toda a criosfera: a neve, os glaciares, as plataformas de gelo, icebergues, gelo dos mares, lagos e rios ou qualquer outra superfície gelada. Nos últimos anos, o gelo em várias regiões do globo tem registado um declínio sem precedentes.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários