“Trabalho de manhã, à tarde e à noite. Quando tenho tempo para ser jovem?”

A manifestação do 1º de Maio foi do Martim Moniz à Alameda com gritos de ordem que nunca cessaram. Os mais jovens saíram à rua em força — era impossível ver o início e o fim da Avenida Almirante Reis.

1-maio,trabalho,salarios,politica,cgtp,sindicatos,
Fotogaleria
Muitos jovens saíram à rua neste 1º de Maio NFS Nuno Ferreira Santos
1-maio,trabalho,salarios,politica,cgtp,sindicatos,
Fotogaleria
O desfile da CGTP foi do Martim Moniz à Alameda, em Lisboa NFS Nuno Ferreira Santos
1-maio,trabalho,salarios,politica,cgtp,sindicatos,
Fotogaleria
A avenida Almirante Reis ficou pintada de vermelho Nuno Ferreira Santos

O ponto de encontro era o habitual. Às 14h30, do Martim Moniz, a manifestação do 1º de Maio da CGTP devia partir em direcção à Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa. Quando a hora marcada chegou, o número de pessoas ainda não fazia adivinhar a enchente que ia cobrir a Avenida Almirante Reis dali em diante. Na voz de Zeca Afonso ouvia-se “não me obriguem a ir para a rua gritar”, mas mais uma vez foi precisamente esse o plano para o Dia do Trabalhador. Os sindicatos e grupos foram-se juntando, ergueram as tarjas e prepararam as vozes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários