Oposição anuncia em Aveiro, sem o saber, o fim da ditadura

Foram 4000 participantes, quase 150 comunicações e teses de críticas ao regime. O país já não acreditava nas promessas de abertura de Marcello Caetano. Eram mera cosmética.

Foto
Carga policial sobre congressistas que representavam correntes de oposição à ditadura e que tencionavam entrar no III Congresso da Oposição Demorcrática Fotoilustração

Há 50 anos, entre 4 e 8 de Abril de 1973, no Cineteatro Avenida, em Aveiro, teve lugar o III Congresso da Oposição Democrática. De republicanos a monárquicos, com socialistas e esquerdistas, de sociais-democratas a comunistas, com católicos e ateus, quase todos os ramos e personalidades das oposições estiveram presentes. Embora sem o saber, anunciaram o fim da ditadura, que chegaria pouco mais de um ano depois, a 25 de Abril de 1974.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários