Navalny sofre de doença misteriosa que pode ser envenenamento, diz porta-voz

Porta-voz do líder da oposição russa não exclui que Navalny esteja a ser “lentamente envenenado” na prisão.

Foto
Alexei Navalny regressou voluntariamente à Rússia em 2021, onde foi detido à chegada EVGENIA NOVOZHENINA/Reuters

Alexei Navalny, o líder mais proeminente da oposição russa, está a lutar contra uma doença misteriosa na prisão que pode ser resultado de um envenenamento, depois de ter perdido oito quilos em pouco mais de duas semanas, disse a sua porta-voz, Kira Yarmysh.

"Não excluímos que, neste preciso momento, Alexei Navalny esteja a ser lentamente envenenado, estando a morrer lentamente para que atraia menos atenção", afirmou Yarmysh numa publicação no Twitter. "Ele está a ser mantido numa cela com dores agudas sem ajuda médica", acrescentou.

Em 2020, Navalny sobreviveu a uma alegada tentativa de envenenamento durante um voo na Sibéria, tendo os testes laboratoriais ocidentais determinado que o opositor russo tinha sido envenenado com um agente nervoso. A Rússia nega qualquer responsabilidade.

Navalny foi submetido a tratamento na Alemanha, mas regressou voluntariamente à Rússia em 2021, onde foi detido à chegada.

Yarmysh disse que devido à doença misteriosa de Navalny, os serviços de emergência foram mobilizados durante a noite de sexta-feira para a prisão de segurança máxima, em Melekhovo, onde Navalny se encontra.

O Kremlin disse, por sua vez, nesta quinta-feira, que não está a acompanhar o estado de saúde de Alexei Navalny, tendo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, encaminhado quaisquer perguntas sobre o opositor russo para o Serviço Penitenciário Federal da Rússia.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários