Este emblema da Força Aérea de Taiwan com o Winnie the Pooh é uma crítica à China

É o novo episódio na história da tensão entre a China e Taiwan: um emblema utilizado pela Força Aérea taiwanesa com uma caricatura do presidente chinês, que aparece como Winnie the Pooh.

Foto
Alec Hsu mostra os emblemas que representam um urso negro Formosan a segurar a bandeira de Taiwan enquanto dá um murro a Winnie the Pooh Reuters/CARLOS GARCIA RAWLINS

É um fenómeno viral em Taiwan. Tanto os civis quanto os militares das Forças Aéreas estão a comprar emblemas que mostram um urso negro de Formosa a esmurrar Winnie the Pooh — que aqui representa o Presidente da China, Xi Jinping. Trata-se de um símbolo da resistência aos exercícios de guerra chineses — que os taiwaneses usam com orgulho.

No sábado, dia 8 de Abril, começaram os três dias de exercícios militares da China ao largo de Taiwan. Começaram um dia depois de a Presidente da ilha, Tsai Ing-wen, regressar de uma breve visita oficial aos Estados Unidos, onde se encontrou com o porta-voz da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, à revelia dos avisos de Pequim.

Há muito tempo que os censores chineses têm na mira as representações de Winnie the Pooh — criadas pelo autor britânico A.A. Milne — e os memes na internet que comparam o urso fictício ao Presidente da China.

Alec Hsu, que concebeu o emblema, vende-o na sua loja desde o ano passado, mas registou um pico nas encomendas depois de a agência noticiosa militar de Taiwan ter publicado uma foto de um piloto que estava a inspeccionar um caça com o desenho no braço.

"Queria aumentar a moral das nossas tropas através da concepção deste emblema", disse Hsu, que é dono da Loja Wings Fan Goods. Hsu disse ter aumentado as encomendas para dar resposta ao aumento da procura.

“Scramble!”

O emblema mostra um urso negro furioso que empunha a bandeira de Taiwan enquanto dá um murro a Winnie the Pooh, com o slogan "Scramble!" escrito por baixo. Esta é uma expressão técnica dos pilotos das forças aéreas. É usada quando há uma intercepção por outra aeronave e significa que terão mobilizar rapidamente. Ganha uma nova importância com o aumento da frequência de exercícios e envio de aviões chineses para as zonas de defesa aérea taiwanesas ao longo dos três últimos anos.

O urso negro de Formosa, um animal em vias de extinção, é visto como um símbolo da identidade taiwanesa, com uma referência ao antigo nome da ilha.

"Onde é que podemos obter um emblema como este? Está garantido que será dos mais vendidos", escreveu a embaixada de Taiwan nos Estados Unidos num tweet na segunda-feira, dia 10 de Abril.

Fonte das Forças Aéreas de Taiwan disse à Reuters que embora não "encoraje" os seus membros a usar o emblema, que não faz parte do seu uniforme, irá "manter uma atitude aberta" a qualquer coisa que aumente a moral.

A China reivindica Taiwan, governado democraticamente como um território autónomo, e não exclui a possibilidade de tomar a ilha pela força. O governo de Tsai rejeita as reivindicações de soberania da China, dizendo que só o povo de Taiwan pode decidir o seu futuro.

Alec Hsu coloca os adesivos dentro de sacos de plástico individuais na sua loja em Taiwan REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Fotogaleria
Alec Hsu coloca os adesivos dentro de sacos de plástico individuais na sua loja em Taiwan REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Embora o emblema do Winnie the Pooh não possa ser reproduzido pelos meios de comunicação social chineses, Pequim tem publicado vários vídeos e comentários sobre os seus exercícios em Taiwan.

O People's Liberation Army Eastern Theatre Command, a unidade chinesa que estaria na linha da frente de qualquer acção militar contra Taiwan, publicou um vídeo na segunda-feira, dia 10 de Abril, onde se viam algumas partes do exercício, ao som de uma música alegre. O vídeo visou um público taiwanês, uma vez que foram usados caracteres chineses tradicionais, ainda utilizados em Taiwan, mas já não na China continental.

Notícia editada às 9h16 de 12 de Abril: corrige a denominação do urso negro de Formosa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários