Ryuichi Sakamoto (1952-2023) soube estar no silêncio para melhor ouvir o mundo

O pianista e compositor revelou-se na electrónica visionária dos Yellow Magic Orchestra e foi autor de obras emblemáticas como a banda sonora de Feliz Natal, Mr. Lawrence. Tinha 71 anos.

Foto
Ryuichi Sakamoto editou o álbum de despedida, 12, em Janeiro ALESSANDRO BIANCHI/REUTERS

O último concerto foi-nos oferecido em Dezembro, em streaming, colagem de interpretações de vários temas da sua discografia que foi registando nos intervalos permitidos pela batalha contra um cancro em fase terminal. O último álbum, 12, chegou em Janeiro, reflexão sobre o maravilhamento perante a vida traduzido em som. Três meses depois, a notícia chegou com a publicação, este domingo, de um post na sua conta de Twitter. Nela, lê-se simplesmente: Janeiro 17 1952 - Março 28 2023. A notícia foi confirmada à imprensa japonesa por representantes do músico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários