“Ouvi a minha mãe gritar com o tipo”, testemunha filho de Gwyneth Paltrow

Apple e Moses não foram ouvidos pelo tribunal, mas o seu depoimento foi lido, no caso da colisão na estância de esqui entre a artista e o optometrista Terry Sanderson.

Foto
Gwyneth Paltrow, nesta terça-feira, em tribunal Reuters/POOL

Os testemunhos de Apple e de Moses, os dois filhos da actriz Gwyneth Paltrow, de 18 e 16 anos, respectivamente, já foram ouvidos pelo tribunal, em Utah, por causa da colisão entre a artista e o optometrista Terry Sanderson, na estância de esqui em Park City, em Fevereiro de 2016. Então, Apple tinha "11 ou 12 anos", disse a própria, e o irmão 9.

Os filhos da actriz estavam preparados para testemunhar ao vivo, na segunda-feira, mas as restrições de tempo impostas pelo juiz levaram a que as transcrições dos seus depoimentos anteriores tenham sido lidas em voz alta para o tribunal, nesta terça-feira.

Embora nenhum dos adolescentes tenha testemunhou o acidente, ambos disseram que a mãe lhes contou o que se tinha passado, logo após o evento. Então, Gwyneth Paltrow contou à família que um esquiador tinha embatido contra ela, derrubando-a.

A versão de Terry Sanderson é a oposta. O optometrista de 76 anos alega que a actriz fugiu após a colisão e que o deixou com costelas partidas e danos cerebrais permanentes. Depois de, inicialmente pedir uma indemnização de três milhões de dólares, Sanderson está agora a processar Paltrow por 300 mil. Por sua vez, a actriz está a processar Sanderson por um dólar e as custas de tribunal, alegando que quem chocou com ela foi o optometrista.

Apple, que se lembra de ter 11 ou 12 anos na altura do incidente, disse: "Bem, eu nunca a vi [à mãe] abalada daquela maneira, estava visivelmente perturbada, e tinha algum tipo de dor." A jovem disse que, então, quando a mãe contou o que tinha sucedido, insultou o homem: "'Um estúpido veio contra mim, ele esbarrou nas minhas costas.' Lembro-me que ela disse que o homem tinha embatido contra ela e que ambos tinham caído."

Por seu lado, Moses recorda-se de ter visto a mãe no chão, após o acidente. Disse, no seu depoimento, que "não viu a colisão propriamente dita". No entanto, declarou: "Quando esquiei, ouvi a minha mãe gritar com o tipo." E acrescentou: "Ela estava a dizer algo do género: 'Que m... é esta? Acabou de me derrubar."

Recorde-se que, na sexta-feira, durante o seu depoimento, a actriz pediu desculpa pela sua "má linguagem", justificando que, na altura, ficou "bastante perturbada".

No depoimento, Moses também negou ter chamado a atenção da mãe enquanto eles esquiavam — esse é o argumento da acusação, de que Paltrow se distraiu e, por isso, embateu contra Sanderson.

Na altura, Gwyneth estava de férias com os dois filhos — fruto da relação com Chris Martin, vocalista dos Coldplay —, com Brad Falchuck e os seus dois filhos, Isabella e Brody. Paltrow viria a casar com Falchuck em 2018. Ainda não se sabe se o realizador será chamado a depor, uma vez que não foi testemunha directa da colisão.

Depois de, na sexta-feira, Paltrow ter sido ouvida pelo tribunal, nesta segunda-feira foi a vez de Sanderson. O optometrista testemunhou que momentos antes do embate, a actriz gritou: "Era como se alguém estivesse fora de controlo, fosse bater contra uma árvore e morrer". E, depois, foi atingido. Disse que nunca tinha sido atingido com tanta força enquanto esquiava, descrevendo o acidente como uma "pancada séria e grave".

Foto
Terry Sanderson à chegada ao tribunal, na segunda-feira Reuters

Sanderson também disse ao tribunal que tinha sofrido lesões físicas, mentais e emocionais devido ao acidente, descrevendo-se a si próprio como um "recluso auto-imposto" desde então. A sua relação com as filhas mudou, bem como se separou e perdeu alguns amigos.

A semana passada, as filhas de Terry Sanderson também testemunharam em tribunal. Polly Sanderson-Grasham e Shae Herath disseram que o seu pai mudou muito após o acidente. A primeira contou que o pai era "extrovertido" e que agora fica "agitado" e "facilmente frustrado". Acrescentou ainda que o pai se tinha tornado "obcecado" por obter um pedido de desculpas de Paltrow.

Sugerir correcção
Comentar