Morreu empresário Rui Nabeiro, fundador da Delta

O empresário tinha 91 anos. Estava hospitalizado por “problemas respiratórios”, informa o Grupo Nabeiro em comunicado. O município de Campo Maior, onde nasceu, decretou cinco dias de luto municipal.

Foto
Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de Março de 1931, em Campo Maior, no distrito de Portalegre Rui Gaudencio

O empresário Rui Nabeiro, fundador do grupo Nabeiro - Delta Cafés, morreu este domingo aos 91 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo.

“É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de Março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, presidente e fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés”, pode ler-se num comunicado enviado pelo grupo.

Rui Nabeiro “encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios”, pode ler-se no mesmo comunicado, enviado pelo Grupo Nabeiro.

“Para uns, comendador, para outros, sr. Rui, para todos nós uma pessoa verdadeiramente inspiradora, que fez da sua vida e paixão pelo café um exemplo para todos os portugueses”, lê-se na publicação da Delta, no Facebook, onde se dá conta da morte do fundador.

“Único nas suas qualidades humanas e nos seus valores, deixa-nos um legado de generosidade, empatia e proximidade. Até sempre, sr. Rui.”

Do café à política

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de Março de 1931, em Campo Maior, no distrito de Portalegre. Começou a trabalhar com apenas 12 anos a ajudar a família — a mãe, numa mercearia, e o pai e os tios, na torra do café.

Aos 19 anos, depois da morte do pai, assumiu a direcção da empresa Torrefacção Camelo, Lda.

Em 1961, cria a Delta Cafés, actualmente uma das maiores empresas do mercado do café, num armazém com 50 metros quadrados e duas bolas de torra de 30 quilos de capacidade.

Os anos 70, principalmente 1975, foram de crescimento da empresa, pois, numa altura em que a maioria dos portugueses abandonava África, Rui Nabeiro desenvolvia negócios naquele continente, com a compra de café, e em países europeus.

Nos anos 80 fundou a Novadelta e criou a maior fábrica de torrefacção da Península Ibérica.

Chegou a ser nomeado presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, ainda antes do 25 de Abril, em 1962 e 1972. Contudo, exerceu o cargo por pouco tempo — menos de um ano. Cinco anos mais tarde, em 1977, voltaria ao cargo, desta vez eleito pelo Partido Socialista. Cessou funções em 1986, depois de ter sido reeleito duas vezes.

Em 1995, recebeu o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial. Em 2006, um novo grau de comendador: desta vez o da Ordem do Infante D. Henrique.

Cinco dias de luto em Campo Maior; três em Elvas

O município de Campo Maior, de onde era natural, decretou luto municipal de 19 a 23 de Março.

Numa publicação no Facebook, o município sublinhou o facto de Rui Nabeiro ter sido "o primeiro presidente eleito democraticamente da Câmara Municipal de Campo Maior" e descreveu-o como "um homem que dedicou a sua vida a Campo Maior e aos campo-maiorenses".

Em 1998, a população de Campo Maior prestou uma homenagem a Rui Nabeiro, erguendo uma estátua na praça da vila.

O "rosto" da Delta Cafés, também foi presidente do Sporting Clube Campomaiorense, tenso sido responsável pelas infra-estruturas que levaram o clube das regionais à Primeira Liga de futebol profissional.

Numa nota enviada à agência Lusa, José Rondão de Almeida, presidente da Câmara de Elvas, indicou que também no município se decretaram três dias de luto municipal, até terça-feira.

A Câmara de Elvas sublinha ainda na nota que "o trabalho, resiliência, o amor à sua terra, e a sua ética de trabalho" serão para "sempre recordados" por quem conheceu o empresário.

"Não podemos esquecer os inúmeros momentos em que foi parceiro da Câmara Municipal de Elvas, assim como o investimento que realizou no nosso concelho, sendo com profunda tristeza e consternação que recebemos a notícia do seu falecimento", pode ler-se no documento.

A reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, recordou hoje o empresário Rui Nabeiro, que faleceu aos 91 anos, como “um exemplo” e enalteceu o apoio que sempre deu ao ensino superior e investigação.

Segundo Hermínia Vasconcelos Vilar, o empresário Rui Nabeiro “desde cedo, apoiou e percebeu a importância não apenas da universidade como instituição de ensino, mas também da investigação” académica.

“Desde 2008, que apoiou a criação de uma cátedra na área da biodiversidade, que tem o nome Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade, o que reflectiu bem a importância que ele sempre deu à formação e ao ensino superior e, neste caso, à UÉ”, realçou.

Sugerir correcção
Ler 32 comentários