Governo italiano ataca direitos parentais de casais do mesmo sexo

Esquerda acusa maioria de direita em Itália de “homofobia” depois de bloqueio da adopção de certificado europeu de filiação para as famílias homoparentais.

Foto
A primeira-ministra, Giorgia Meloni, no debate parlamentar desta quarta-feira REMO CASILLI/Reuters

Políticos de esquerda, analistas e activistas dos direitos das mulheres ou das pessoas LGBTQ+, todos anteciparam que o Governo liderado por Giorgia Meloni iria pôr em causa direitos e liberdades conquistadas, combatendo aquilo que a própria designa como o “politicamente correcto”, o “lobby LGBT” ou a “ideologia de género”. As expectativas começaram a concretizar-se com uma ordem enviada à Câmara Municipal de Milão para que pare de registar os filhos de casais do mesmo sexo como filhos dos dois membros do casal, uma medida condenada pela esquerda e por activistas como “discriminatória” e “homofóbica”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 39 comentários