Princesa Leonor de Espanha vai fazer treino militar durante três anos

A filha mais velha de Felipe, Leonor, que terminará o ensino secundário de dois anos no UWC Atlantic College, no País de Gales, dentro de alguns meses, faz 18 anos em Outubro.

Foto
A princesa Leonor e a infanta Sofia num jogo de futebol, o ano passado LISI NIESNER/Reuters/Arquivo

A princesa Leonor, 17 anos, passará por três anos de treino militar, a partir de Agosto, anunciou a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, na terça-feira.

Após os vários escândalos, na última década, ligados sobretudo ao avô da princesa, o rei emérito Juan Carlos, — que a casa real espera que suceda ao seu pai, o rei Felipe VI —, a monarquia espanhola tem lutado para manter a popularidade e reparar a sua imagem junto dos espanhóis.

"Como em todas as monarquias parlamentares [o herdeiro] tem de ter um passado militar e uma carreira militar", justificou Robles após uma reunião do seu gabinete.

A filha mais velha de Felipe, Leonor, que terminará o ensino secundário de dois anos no UWC Atlantic College, no País de Gales, dentro de alguns meses, faz 18 anos em Outubro. Leonor é a primeira na linha de sucessão, seguida da sua irmã, a infanta Sofia, que seguiu os passos de Leonor e vai estudar para a mesma escola.

"No devido tempo, o comandante-chefe das Forças Armadas será uma mulher, e nos últimos anos temos feito um esforço muito importante para incorporar as mulheres nas Forças Armadas", continuou a ministra.

A princesa receberá o seu primeiro ano de formação na Academia Militar do Exército, em Saragoça; depois frequentará a escola naval, que inclui o veleiro Juan Sebastian Elcano, uma escuna de quatro mastros, uma das maiores do mundo e que pertece à Marinha espanhola; e terminará os seus estudos na Academia Aérea Geral.

O governo e a Casa Real acordaram que a sua formação militar "muito intensa" precederá os estudos universitários, seguindo os passos do seu pai nos anos 1980.

Juan Carlos abdicou no meio de um caso de fraude fiscal envolvendo membros da família real e na sequência de um escândalo sobre uma viagem a Àfrica para caçar elefantes, numa altura em que a Espanha atravessava uma profunda recessão.

Desde Agosto de 2020 que o antigo monarca vive em Abu Dhabi, tendo deixado o seu país após várias investigações abertas em Espanha e na Suíça sobre alegadas fraudes. As investigações foram posteriormente abandonadas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários