Madalena, Elisa, Marta, Cristina, Filipa e Maria: entre a pobreza e a universidade, seis raparigas contam a sua história

É possível a partir de seis universitárias oriundas das classes pobres traçar-se o retrato de um país? João Teixeira Lopes fê-lo e o resultado é um livro que mostra uma sociedade de contradições.

Foto
As histórias de seis raparigas foram compiladas em livro pelo sociólogo João Teixeira Lopes @Daniel Rocha

Madalena, Elisa, Marta, Cristina, Filipa e Maria são uma espécie de “improbabilidade estatística”, no entender do sociólogo João Teixeira Lopes, que, ao fim de muitos anos a ver raparigas provenientes das classes populares a destacarem-se na sua sala de aula pelos excelentes resultados académicos, resolveu investigar as suas trajectórias, numa tentativa de, “a partir das biografias individuais, chegar aos aspectos estruturais da sociedade portuguesa”, conforme adiantou ao PÚBLICO o professor catedrático no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários