Centro tem 41% da área do país apta para licenças rápidas de renováveis

Estudo liderado pelo LNEG identificou zonas de baixa sensibilidade ambiental e patrimonial em 12% do território que irá servir para definir as futuras “go-to areas” renováveis.

Foto
Medida faz parte do plano RePower EU, para tornar a Europa independente dos combustíveis fósseis russos até 2030 Reuters/PASCAL ROSSIGNOL

A Comissão Europeia quer que os Estados-membros identifiquem áreas propícias para a instalação de unidades de produção eólica e solar que dispensem licenciamentos ambientais complexos e morosos. Chama-lhes as "go-to areas", as áreas em que já se sabe à partida que não existirão grandes condicionantes ambientais ou patrimoniais que possam resultar em impactos significativos com a instalação naqueles territórios de mais potência renovável.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar