Estado responde à crise habitacional com intervenção de 900 milhões no mercado privado

O executivo apresentou um pacote legislativo, com um valor de 900 milhões de euros, para dar resposta à crise habitacional. Uma parte significativa das medidas diz respeito ao mercado de arrendamento.

Foto
António Costa, Fernando Medina e Marina Gonçalves apresentaram o pacote legislativo dirigido ao sector da habitação LUSA/ANTÓNIO COTRIM

Perante uma crise que tem agravado de forma drástica o acesso à habitação, o Governo responde com uma intervenção estatal no mercado privado inédita na era de António Costa. Esta quinta-feira, o primeiro-ministro apresentou um pacote legislativo dividido em cinco grandes eixos (aumento da oferta no mercado como um todo; simplificação de licenciamentos; aumento da oferta no mercado de arrendamento; combate à especulação imobiliária; e apoios directos às famílias), através dos quais espera, em suma, criar "Mais Habitação" – de resto, o nome dado a este mais recente programa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 56 comentários