“Mais de 100 mil pessoas podem estar debaixo de escombros” na Turquia

Voluntários a trabalhar nas zonas mais afectadas pelos sismos antecipam mais vítimas e mais estragos. Na Turquia, circulam notícias falsas sobre os refugiados e há turcos a persegui-los.

Foto
Equipas de resgate ainda conseguiram retirar sobreviventes debaixo dos escombros esta sexta-feira SEDAT SUNA/EPA

Há uma semana, Fatih Sanli estava em Lisboa, a acompanhar Fadel Abdul Ghany, fundador e director da organização não-governamental Syrian Network for Human Rights. Vieram para falar das violações de direitos humanos e dos crimes de guerra que continuam a acontecer na Síria, 12 anos depois dos primeiros protestos contra Bashar al-Assad. Sanli não tinha como adivinhar que uma semana depois estaria do outro lado do telefone, a falar, ansiosamente, sobre a situação no Sudeste da Turquia, o seu país, e no Norte da Síria, onde os violentos sismos de segunda-feira semearam um cenário de destruição difícil de descrever.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários