Bactéria Streptococcus A causou a morte de uma criança em Portugal este Inverno

É o único caso fatal em Portugal pela infecção da bactéria estreptococos A ocorrido neste Inverno. O risco mantém-se baixo. A Direcção-Geral da Saúde diz não haver motivos para mudar as recomendações.

Foto
A infecção pela bactéria Streptococcus A (a amarelo), vista ao microscópio, fez soar os alarmes na Europa e nos Estados Unidos em Dezembro de 2022 Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido

No domingo de 29 de Janeiro, uma criança de sete anos deu entrada na CUF Almada com febre e dor de garganta. O agravamento da situação ditou o regresso no dia seguinte. Foi transferida ainda cedo na manhã para o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (também conhecido como Hospital de Santa Maria, em Lisboa) onde viria a falecer como resultado de doença invasiva provocada por Streptococcus do grupo A. É a primeira morte neste período de Inverno associada a esta bactéria em Portugal, confirmou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) ao PÚBLICO, depois de ter motivado o alerta em vários países europeus precisamente devido ao aumento de mortes em crianças.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar