Exército de Israel diz que matou “militantes do Hamas” num campo de refugiados

Militares dizem que os homens pertenciam a um grupo que tentou realizar um ataque contra um restaurante no colonato de Vered Yeriho, a 28 de Janeiro.

Foto
As forças israelitas têm realizado vários raides na Cisjordânia nos últimos meses EPA/ATEF SAFADI

O Exército de Israel anunciou a morte de "combatentes armados" do Hamas, num raide realizado num campo de refugiados nas proximidades da cidade de Jenin, nesta segunda-feira.

Num comunicado, o Exército de Israel diz que os mortos eram suspeitos de terem tentado atacar um restaurante no colonato israelita de Vered Yeriho, a 28 de Janeiro.

O Ministério da Saúde palestiniano avança que três pessoas ficaram feridas, uma dela com ferimentos graves, mas não se refere à existência de mortes.

O raide israelita acontece durante um período de grande tensão, que tem originado receios de uma nova explosão de violência na região e apelos à calma de ambas as partes pelos Estados Unidos e pelas Nações Unidas.

As forças israelitas têm realizado vários raides na Cisjordânia nos últimos meses, na sequência de uma série de ataques em Israel em 2022. Mais recentemente, o Exército de Israel foi posto em alerta depois de um atirador palestiniano ter matado sete pessoas perto de uma sinagoga, a 27 de Janeiro.

Nesta segunda-feira, o Exército de Israel disse que o raide no campo de Aqabat Jabr teve como objectivo a captura de um grupo de militantes do Hamas — o movimento islamista que governa Gaza —, que estariam barricados no campo e a planear novas operações após a tentativa de ataque a um restaurante.

No dia 28 de Janeiro, dois homens armados apareceram num restaurante no colonato de Vered Yeriho, mas acabaram por fugir do local quando uma das armas sofreu uma avaria, segundo o Exército de Israel.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários