O avô revolucionário escondido na gaveta

Hermógenes Ovídio participou na revolta do Porto de 3 de Fevereiro de 1927 como tenente da GNR. O militar escreveu as suas memórias desses tempos num caderno que a sua neta só recentemente descobriu.

Foto
RG Rui Gaudêncio - 18 Janeiro 2023 - Hermogenes Ovidio. Diários de um participante na 1ª revolução contra a ditadura militar, a 3 de Fevereiro de 1927, no Porto. Lisboa. Público Rui Gaudêncio

No dia 3 de Fevereiro de 1927, o Porto acordava nos braços de uma revolução. Um grupo de militares republicanos procurava derrubar a ditadura militar imposta ao país a 28 de Maio de 1926, por considerar que os monárquicos tinham tomado conta do processo. No centro da cidade abriram-se trincheiras, houve muitas trocas de tiros, dezenas de mortos e centenas de feridos, antes de as forças governamentais porem fim à rebelião.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários