Um livro que nos leva para cima e para baixo

Como funciona um elevador?, quer saber a criança. As imaginativas respostas vão dos pós de perlimpimpim ao ar de um balão.

cultura,letra-pequena,literatura-infantil,ilustracao,educacao,livros,
Fotogaleria
“Assim que entra, a Olívia diz-me logo confiante: ‘O que puxa e empurra é a mão de um gigante’” Soraia Oliveira
cultura,letra-pequena,literatura-infantil,ilustracao,educacao,livros,
Fotogaleria
“Já o Sr. Zé diz que é o bater de asas dos pardais. Mas quando estes se cansarem, aonde vamos buscar mais?” Soraia Oliveira
cultura,letra-pequena,literatura-infantil,ilustracao,educacao,livros,
Fotogaleria
“Será um ogre a soluçar?”, pergunta a Inês. “Mas se lhe pa“Será um ogre a soluçar?”, pergunta a Inês. “Mas se lhe passam os soluços, como subimos outra vez?” Soraia Oliveira
cultura,letra-pequena,literatura-infantil,ilustracao,educacao,livros,
Fotogaleria
“Então fecho os olhos, ponho o cérebro a mexer. E percebo logo aquilo que não podia deixar de ser” Soraia Oliveira
Design gráfico
Fotogaleria
Capa do livro Queres Subir ou Queres Descer?, edição da Tcharan Soraia Oliveira

Uma frase vulgar dita por alguém num elevador ficou a ecoar na mente de Isabel Peixeiro, “vai subir ou vai descer?”, a que se juntou a prática de ter de responder a um dos filhos sobre o funcionamento de tudo, “desde o elevador ao multibanco”, descreve ao PÚBLICO via email.

“Há sempre quem pergunte ‘Vai subir ou vai descer?’/ Mas como é que funciona/ é o que quero saber. // Assim que entra, a Olívia diz-me logo confiante:/ ‘O que puxa e empurra é a mão de um gigante’.” Outras respostas hão-de ser dadas pelos vizinhos, em rimas bem-humoradas.

Diz a autora: “Uma pessoa muito importante para mim costuma dizer que escrever deve ser divertido. Lembro-me sempre disso quando brinco com ideias, com a imaginação, com o absurdo, com palavras, com o ritmo e divirto-me muito a escrever assim. Espero que se divirtam tanto a ler este livro quanto eu me diverti a escrevê-lo.”

Colaboradora do projecto Re-Word-It, que ali se ocupa no desenvolvimento de materiais didácticos para estimular a motivação e o envolvimento dos alunos na aprendizagem, Isabel Peixeiro diz-se “muito satisfeita” com este livro, que mereceu o Prémio Literário Matilde Rosa Araújo, atribuído pela Câmara Municipal da Trofa com o apoio de Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

“Acredito que quem escreve um texto tem sempre curiosidade em saber como será a ilustração, se corresponderá à imagem que tem da história. Quando vi o trabalho final, fiquei surpreendida e feliz”, conta. E continua: “As ilustrações da Soraia acrescentam movimento, a geometria enfatiza a mecânica e as cores trazem vida e alegria a um texto que pretende ter ritmo, ser divertido e espicaçar a curiosidade. Texto e ilustrações complementam-se como acredito que devem fazer num bom livro ilustrado.”

Também lhe agradou esta primeira experiência de trabalhar com a editora Tcharan e o simbolismo de ser um livro que resultou do Prémio Literário que homenageia Matilde Rosa Araújo: “Uma grande escritora que tanto me tem inspirado.”

Jogo de palavras e de imagens

A editora da Tcharan, Adélia Carvalho, que fez parte do júri, descreve: “Este conto destacou-se dos outros pela sua escrita ritmada e pela curiosidade que o tema desperta. O que faz subir ou descer um elevador? Parece uma pergunta inocente, que poderia ser feita por qualquer criança e que nos leva para o campo da imaginação e jogo de perguntas e respostas para aquilo que muitas vezes não se vê, para depois sermos surpreendidos pelo final e descobrirmos que, afinal, o elevador não sobe nem desce, nós é que não paramos de saltar.”

Elogia também o trabalho da ilustradora Soraia Oliveira: “Com um registo muito gráfico, conseguiu imprimir um bom ritmo através das suas personagens, cor e movimento, necessário ao texto, quase como se fosse um jogo. Aqui ninguém pára quieto. Estamos sempre a subir e a descer.”

Foto
Há sempre quem pergunte “Vai subir ou vai descer?” Mas como é que funciona é o que quero saber Soraia Oliveira

Soraia Oliveira também nos deu o seu testemunho: “Com o desenvolver do projecto, tornou-se fácil ilustrar este livro. O texto da Isabel é muito rico e muito dinâmico, é um texto com muitas coisas para explorar. Tive muita liberdade durante o processo — o que é sempre óptimo! — e por isso consegui explorar diferentes camadas, criando vários níveis de leitura na ilustração. Tenho um carinho muito especial por este livro.”

Subir e descer, subir e descer

Quisemos saber quais os maiores constrangimentos, ao que nos respondeu: “No início do projecto, senti-me um pouco bloqueada e penso que isto partiu do facto de gostar tanto do texto da Isabel. Queria fazer algo ritmado, com movimento, e não estava a conseguir perceber como poderia fazê-lo. Depois de entrar na dinâmica de subir e descer, todo o processo se tornou bastante fluido.”

A ilustradora descreve também como chegou a esta linguagem visual para o livro: “Para acompanhar o ritmo do texto da Isabel, decidi criar ilustrações com cores fortes e vários elementos visuais que acompanham e reforçam a ideia de subir e descer, tão presente no texto. As formas geométricas surgiram porque o tema principal do livro é uma máquina. Estas permitiram enfatizar a mecânica do elevador — que acaba por ser uma personagem principal.”

Sobre a técnica, revela que “as ilustrações são desenvolvidas em técnica mista: desenho digital e desenho manual”, onde introduz “diferentes materiais, como grafites, lápis de cor, acrílicos, aguarelas e marcadores”.

Para terminar, a vencedora do Prémio Matilde Rosa Araújo na vertente de ilustração relata ainda: “As ilustrações retratam a descida da personagem pelos diferentes pisos do prédio. À medida que vai passando pelos andares, encontra os vizinhos que lhe dão uma possível explicação para o funcionamento do elevador. Em cada imagem, é ilustrada a imaginação do menino até à sua chegada ao piso 0 [zero].”

Foto
“Diz a dona Alice que não passa de magia. E tanto pó de perlimpimpim não fará alergia?” Soraia Oliveira

O livro será apresentado neste sábado na Livraria Papa-Livros, no Porto, às 16h, com a presença das autoras e onde estarão expostas as ilustrações. Que bom.

Mais artigos Letra Pequena e blogue Letra Pequena

Sugerir correcção
Comentar