Aos 33 anos, Gareth Bale anuncia o fim da carreira

Avançado que foi a estrela do País de Gales na última década fecha um ciclo de 17 anos ao mais alto nível, com cinco Ligas dos Campeões (entre outros troféus) no currículo.

Foto
Bale fechou a carreira na selecção com 41 golos Reuters/REBECCA NADEN

O avançado Gareth Bale, o mais mediático jogador da selecção do País de Gales e uma das estrelas do futebol europeu nos últimos anos, anunciou nesta segunda-feira o fim da carreira, aos 33 anos. Através de uma publicação nas redes sociais, o jogador dá conta da necessidade de enfrentar um período de transição e de mudança.

"Desde os meus primeiros toques no Southampton até aos últimos, no LAFC, passando por todos os outros nesse intervalo, moldei uma carreira da qual muito me orgulho e pela qual estou grato. Jogar pela selecção e ser capitão 111 vezes foi realmente um sonho para mim", escreveu.

Dando a entender que o futuro imediato é ainda uma incógnita - "independentemente do que venha a ser o próximo capítulo" -, Bale deixa um longo rol de agradecimentos diz-se ansioso e "preparado para uma nova aventura".

Aquela que protagonizou nos relvados, essa, foi longa e bem-sucedida. Notabilizou-se ao serviço do Southampton e essa época de 2006-07 permitiu-lhe dar o salto para o Tottenham, clube no qual ganhou dimensão planetária. As seis temporadas em Londres elevaram-no à condição de estrela da Premier League e do País de Gales (que ajudou a brilhar no Euro 2016), despertando a cobiça dos gigantes europeus.

Levou a melhor o milionário Real Madrid, fechando uma transferência que atingiu os 100 milhões de euros, em 2013. Pelos "merengues", Bale viveu dois períodos distintos: um de afirmação plena, coroado com quatro títulos da Liga dos Campeões (e ainda haveria um quinto, já com pouco protagonismo); e outro de divórcio, após um desentendimento com o treinador e um empréstimo ao Tottenham, também ele com poucos frutos.

Um atacante polivalente, que tanto jogava como extremo como fazia o papel de falso nove ou segundo avançado, Gareth Bale capitalizou os melhores momentos da carreira e coleccionou um leque alargado de troféus - às cinco Champions, o que já é um feito notável, juntou três Supertaças Europeias, outros tantos Mundiais de clubes, mais três Ligas espanholas, uma Taça do Rei, uma Supertaça espanhola e uma Taça da Liga inglesa.

Individualmente, ao reconhecimento recorrente no País de Gales (ganhou seis vezes o galardão de melhor jogador do país) juntou-se o troféu de melhor jogador da final da Champions em 2018, ano em que marcou dois golos no triunfo do Real Madrid sobre o Liverpool (3-1), em Kiev.

Aos 33 anos, Bale completa o círculo da carreira também como maior goleador da história da selecção do País de Gales, com 41 golos apontados. O derradeiro jogo com a camisola nacional aconteceu no recente Mundial do Qatar, na derrota (3-0) diante de Inglaterra, depois de, no início de Novembro, ter marcado na última partida que fez na Major Soccer League e que valeu o título ao Los Angeles FC.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários