Milhões de norte-americanos abandonaram os EUA. Porquê? E para onde foram?

Os Estados Unidos da América são um país de imigrantes. Mas, de vez em quando, o país parece estar à beira de se tornar numa nação de emigrantes.

Foto
Heather Kaye e as filhas, Mathilda e Charlotte: depois de 16 anos a viver em Xangai, a família norte-americana decidiu rergressar aos EUA em Junho por causa das restrições impostas por causa da pandemia Aly Song/REUTERS

Após a reeleição de George W. Bush, em 2004, e as eleições de Donald Trump e de Joe Biden, em 2016 e 2020, as pesquisas no Google sobre a emigração de cidadãos dos Estados Unidos para o Canadá dispararam, e o mesmo voltou a acontecer em Junho passado, depois de o Supremo Tribunal dos EUA ter revertido o direito constitucional ao aborto. Segundo as sondagens do instituto Gallup, pelo menos 15% dos norte-americanos dizem que querem abandonar o país de forma permanente, e uma percentagem ainda mais elevada admite sair em determinadas circunstâncias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários