Lyon oficializa compra do clube pelo norte-americano John Textor

Empresário norte-americano adquire novo clube na Europa (já são três os clubes em que investiu), sendo este um dos mais históricos de França.

Foto
Depois de ter tentado adquirir acções do Benfica, John Textor adquiriu agora o Lyon. DR

O milionário norte-americano John Textor, que tentou adquirir uma posição na SAD do Benfica, consumou nesta segunda-feira a compra do Lyon, da primeira divisão francesa, reforçando a sua posição no futebol.

"Hoje é um novo começo para o Olympique Lyon. Depois de quatro meses de negociações construtivas marcadas por um entendimento em comum com Jean-Michel Aulas [presidente do Lyon] e todos os nossos parceiros, estamos orgulhosos por chegar a este acordo extraordinário", congratulou-se o empresário, em comunicado.

O negócio foi feito através da holding Eagle Football, detida igualmente pelo empresário canadiano Jamie Holder, e que já controla os brasileiros do Botafogo (orientado pelo português Luís Castro) e os belgas do RWD Molenbeek, da segunda divisão, detendo ainda uma participação minoritária nos ingleses do Crystal Palace.

O acordo foi feito há cerca de meio ano, contudo os sucessivos adiamentos quanto à concretização do negócio deixaram os adeptos em suspenso quanto ao futuro.

O Lyon atravessa uma grave crise financeira e desportiva - encontra-se actualmente na 8.ª posição da Ligue 1 -, sendo que o seu histórico presidente, Jean-Michel Aulas, disse, em Junho, que Textor "preenche todos os requisitos" para assumir o clube. O acordo prevê que Aulas, de 73 anos, mantenha a gestão operacional do Lyon, que lidera há 35 anos, além de ingressar na gestão do Eagle Football.

Aulas pegou no Lyon na segunda divisão e levou-o a sete títulos consecutivos em França, entre 2002 e 2008, além de duas presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões, em 2010 e 2020.

John Textor, de 57 anos, apelidado de "guru da realidade virtual de Hollywood", destacou a força da marca do clube "no desporto e no entretenimento", assumindo o desejo de tornar o Lyon o "epicentro" dos seus projectos relacionados com o futebol.

Sugerir correcção
Comentar