Em seis meses, o telescópio James Webb ofereceu-nos todos estes novos retratos do Universo

Desde Julho que as imagens do telescópio James Webb são um marco — para cientistas e não só. Quase seis meses após o primeiro retrato, reunimos as imagens do novo telescópio que marcam a astronomia.

Foto
E assim nasce uma estrela: esta protoestrela é um aglomerado de gás quente, com uma fracção do tamanho do nosso Sol: à medida que atrai material, o núcleo da protoestrela aquece e começa a fusão nuclear, tornando-se uma estrela NASA/ESA/CSA/STScI

Há praticamente um ano, a expectativa era enorme: entre festividades natalícias, o telescópio espacial James Webb era lançado para o espaço. Mais do que substituir o “velhinho” telescópio Hubble (já trintão), este era o momento de observar o Universo com câmaras mais recentes – e voltar a maravilhar este pequeno planeta com os mundos lá fora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários