Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Teste bem-sucedido. A Agência Espacial Europeia divulgou as primeiras imagens tiradas pelo telescópio Euclides e que provam que está a postos para a missão de desvendar os maiores mistérios da física.
O Telescópio Extremamente Grande, como se chama, está localizado no Chile e o Observatório Europeu do Sul (ESO) estima que a sua construção esteja finalizada nos próximos cinco anos.
Fundação de Ciência Nacional dos EUA planeia transformar o local numa instalação educativa. Contratos de até 90 funcionários, incluindo 25 investigadores, terminam a 14 de Agosto.
A imagem de Rho Ophiuchi mostra uma nebulosa localizada na Via Láctea, a cerca de 390 anos-luz da Terra. A região tem apenas cerca de um milhão de anos, um piscar de olhos no tempo cósmico.
A missão do Euclides, que vai durar seis anos, observará milhares de milhões de galáxias. É a primeira missão concebida para descobrir porque é que o Universo se está a expandir de modo acelerado.
Em 2019, um consórcio de telescópios apresentou a primeira imagem de um buraco negro. Surpreendente, mas ainda algo desfocada. Agora uma equipa retocou-a e apresentou um retrato mais nítido.
O telescópio James Webb detectou seis galáxias no início do Universo que desafiam aquilo que sabíamos sobre estes objectos: 500 a 800 milhões de anos após o Big Bang já havia galáxias gigantes.
É lançado nesta terça-feira Galileu em Pádua — Os dezoito Melhores Anos da Minha Vida, de Alessandro de Angelis, professor de Física em Pádua e Lisboa. A obra lê-se como se Galileu a tivesse escrito.
Responsáveis da NASA revelaram que está a ser pensado o Observatório de Mundos Habitáveis, para procura de vida para lá da Terra. Por agora, prevê-se que seja lançado na década de 2040.
Para permitir notificações, siga as instruções: