PÚBLICO ganha 12 prémios European Newspaper Award

PÚBLICO foi distinguido por trabalhos de storytelling multimédia, jornalismo de dados, infografias, vídeos, primeiras páginas e pelo projecto de informação comunitária Artéria.

Foto
PÚBLICO volta a destacar-se no European Newspaper Award Rui Gaudêncio

O PÚBLICO arrecadou 12 prémios de excelência na 24ª edição do European Newspaper Award – Newspaper Design & Concept, cujos resultados foram conhecidos esta sexta-feira. Esta organização distingue todos os anos os jornais com melhor design na Europa.

Eram mais de 4000 trabalhos, apresentados por 138 jornais de 22 países diferentes. O PÚBLICO ganhou dois prémios na categoria Inovação - Storytelling Multimédia, com os trabalhos “Borboletas, um reflexo colorido da perda de biodiversidade”, de Cátia Mendonça, José Alves, Claudia Carvalho Silva e Francisco Lopes, e “Zumbidos – Quando até o silêncio faz muito barulho”, de Sofia Neves, Teresa Pacheco Miranda e Miguel Feraso Cabral.

Ainda na categoria inovação, mas desta vez nos campos dedicados a filmes e filmes animados, o PÚBLICO foi distinguido por “Águas subterrâneas: protegê-las ou utilizá-las muito mais?, de Alexandra Prado Coelho, Cátia Mendonça e Vera Moutinho, e “Quais os perigos dos microplásticos? Onde é que já foram encontrados?”, de Pedro Guerreiro, Claudia Carvalho Silva e Carolina Pescada​.

Na categoria das Infografias Online, o PÚBLICO recebeu dois prémios por trabalhos de jornalismo de dados. “Quem são e quanto ganham os funcionários públicos em Portugal?”, de Rui Barros, José Alves, Raquel Martins e José Volta e Pinto, e “1926-1974-2022. Como evoluiu o país da ditadura à democracia”, de Rui Barros e José Volta e Pinto.

Na mesma categoria o PÚBLICO conseguiu outras duas distinções. Uma pela infografia “Coronavírus já infectou quase 300 milhões de pessoas no mundo”, de José Alves, Francisco Lopes e Sónia Sapage, e o outro por "Os números que resumem a época 2021/22", de José Alves, Jorge Miguel Matias e Francisco Lopes.

O PÚBLICO foi ainda distinguido pelas suas primeiras páginas na morte da Rainha Isabel II e de Paula Rego.

Foto
As duas primeiras páginas do PÚBLICO premiadas e um número da revista Artéria DR

O projecto de informação comunitária Artéria, lançado com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, também recebeu dois prémios, um na categoria Inovação e outro na categoria Cross Media.

Em 2021, o PÚBLICO ganhou três prémios European Newspaper Award.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários