Senado dos EUA aprova proibição do TikTok em dispositivos oficiais

A norma impede descarregar a aplicação em qualquer dispositivo utilizado para fins laborais por servidores do Governo federal.

Foto
Os legisladores consideram que os dados recolhidos pela aplicação podem chegar às mãos do Governo chinês Reuters/DADO RUVIC

O Senado dos Estados Unidos aprovou a proibição da aplicação TikTok nos dispositivos oficiais de funcionários do Governo federal, embora a norma precise da "luz verde" da Câmara dos Representantes para se tornar lei.

A votação, realizada na quarta-feira, surgiu depois de vários legisladores, tanto democratas como republicanos, considerarem que os dados recolhidos pela popular aplicação de vídeos curtos podem chegar às mãos do Governo chinês.

O TikTok, da empresa chinesa ByteDance, garantiu, em várias ocasiões, que não partilha dados dos utilizadores com as autoridades de Pequim.

A norma, aprovada por voto oral na câmara alta do Congresso norte-americano, impede descarregar a aplicação em qualquer dispositivo utilizado para fins laborais por servidores do Governo federal.

Vários estados norte-americanos, como Texas, Alabama ou Tennessee, já fizeram o mesmo a nível estadual, enquanto outros, como o Indiana, entraram com acções judiciais contra a ByteDance, por alegadamente permitir a espionagem chinesa.

Em 2019, e como parte de uma estratégia para aumentar a pressão sobre a China, o então Presidente Donald Trump fez um ultimato ao TikTok para transferir as operações para empresas norte-americanas, caso não quisesse ser banido do país. Isto acabou por não acontecer e a empresa continua a ser propriedade chinesa.

O TikTok tem mais de 100 milhões de utilizadores nos Estados Unidos e, em pouco tempo, tornou-se numa das redes sociais mais populares do mundo, principalmente entre os adolescentes.

Sugerir correcção
Comentar