Vereadores do PS querem que Lisboa homenageie povo cigano

Socialistas pedem atribuição de topónimo a Jerónimo da Costa, um dos heróis na guerra da restauração.

Foto
Proposta foi apresentada pelos vereadores socialistas na Câmara de Lisboa Nuno Ferreira Santos

Os vereadores do PS apresentaram uma proposta à Comissão Municipal de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para que analise a atribuição do nome de Jerónimo da Costa a uma artéria da cidade. Os socialistas querem com esta iniciativa homenagear o “povo cigano que combateu na guerra da restauração, cuja heróica acção contribuiu para o Portugal politicamente independente”.

Estes vereadores lembram que, nas recentes celebrações do 1 de Dezembro de 1640, o Presidente da República, evocou publicamente “os serviços prestados à causa da Independência por portugueses de etnia cigana, presentes em terras lusas” e que foram “fortemente perseguidos e ostracizados desde o séc. XVI, em número de, pelo menos, cerca de 250 indivíduos, que serviram lealmente como militares na Guerra da Restauração” (1640-1668).

Salientam ainda que nesse grupo se destacou Jerónimo da Costa, “português de etnia cigana”, que, dizem citando o Procurador da Coroa da altura, Tomé Pinheiro da Veiga, serviu “três anos contínuos nas Fronteiras do Alentejo, com suas armas, e cavalo, tudo à sua custa, sem levar soldo algum, franca e fidalgamente”.

“Com o seu reverendo patriotismo e pertença ao povo português”, recordam ainda os socialistas, Jerónimo Costa “foi naturalizado português e recebeu foro de Cavaleiro-Fidalgo, postumamente, o que corresponde ao reconhecimento deste personagem histórico enquanto herói da Guerra da Restauração”.

Consideram ainda que lhes cabe enquanto cidadãos da cidade de Lisboa, “herdeiros do património humano e político da nossa história, fazer justiça por igual a todos”, com particular atenção “àqueles que ostracizados e discriminados, mesmo não tendo consagrada legalmente a naturalidade portuguesa à época e sendo tratados como estrangeiros, sentiam-se parte de toda a comunidade, servindo militarmente com elevado préstimo”.

“Que ao povo cigano que combateu na Guerra da Restauração, cuja heróica acção contribuiu para o Portugal politicamente independente, devemos prestar a nossa homenagem perpétua na pessoa do Cavaleiro-Fidalgo Jerónimo da Costa, personagem histórico que inequivocamente se destacou por seus feitos militares e abnegação”, salientam.

Os vereadores socialistas lembram também que, desde a Revolução Liberal, “o povo cigano e a cidadania portuguesa se confundem, embora tenham continuado a ser muitas vezes vítimas de processos intoleráveis de exclusão, o que paulatinamente se tem invertido com a adopção de políticas públicas mitigadoras da desigualdade”

Por fim, dizem entender “que o justo reconhecimento e homenagem daqueles que tombaram por Portugal”, como “o Cavaleiro-Fidalgo, português de etnia cigana, Jerónimo da Costa”, é um meio “para expressão da gratidão que lhes devemos e uma concretização justíssima do dever de memória que se constitui também como meio de combate à discriminação e exclusão” dos cidadãos de etnia cigana.

Sugerir correcção
Comentar