Giovanna Antonelli ensina marketing pessoal: “Você vai ganhar muito dinheiro”

Actriz admite que sabe se vender como ninguém e lança curso em que pretende ensinar outras mulheres a vencer na vida.

Foto
Giovanna Antonelli notabilizou-se, em 2001, no papel de Jade na novela O Clone DR

Vestida de preto da cabeça aos pés, Giovanna Antonelli apareceu em cena cinco minutos depois da hora marcada para o início da palestra Os 6 Passos para o Sucesso, nesta segunda-feira, em directo no YouTube. Direccionada a mulheres, anunciada pelas redes sociais e com inscrições feitas por e-mail, a aula gratuita de como vencer na vida atraiu cerca de sete mil pessoas.

A assistência estava interessada em ouvir as dicas de marketing e empreendedorismo da actriz que prometeu, batendo no peito: "Comigo você vai ganhar muito dinheiro, eu vou mudar a sua vida".

A aparição de Antonelli na tela foi imediatamente comemorada com emojis de coração e de festa pelos seguidores, e ela tratou de tentar deixar logo claro, caso alguém tivesse alguma dúvida, por que tem moral para se apresentar como coach em áreas que vão muito além da interpretação.

Giovanna é estrela de novela (notabilizou-se, em 2001, no papel de Jade em O Clone, tendo, desde então entrado em mais de uma dezena de tramas), influenciadora com 33 milhões de seguidores e dona de uma clínica de estética com mais de 300 lojas pelo Brasil (a facturação em 2022 anda perto dos 250 milhões de reais ou 44 milhões de euros). É, de facto, uma mulher bem-sucedida. Mas, não ficou a gabar-se dos seus feitos. A imagem que a actriz queria passar — e parece ter conseguido — era a de uma hardworker.

Com um vocabulário coloquial, Giovanna falava para o seu público de igual para igual, como quem está na conversa com as amigas enquanto toma um copo depois do expediente. Não que não tenha treinado para isso.

Um dos seis passos para o sucesso que se dispôs a ensinar é justamente a necessidade de falar ao público com conhecimento de causa, autoridade e segurança, como ela fazia ali. "O Warren Buffet [milionário americano, considerado como um dos maiores investidores de todos os tempos] só tem um diploma na parede: o de um curso de oratória. Se ele valoriza a comunicação, quem sou eu para não achar importantíssimo? Cara, é o Warren Buffet!"

Outra dica das mais importantes na sua cartilha diz respeito à roupa de quem está atrás do sucesso profissional. "De nada adianta falar bem se não se vestir da maneira certa", assegura, explicando o motivo de estar toda de preto, com maquilhagem leve e poucos acessórios. "Quis ficar sóbria, discreta, evitei chamar atenção para outra coisa que não seja o que eu estou falando, entendem?"

Ser produtiva ("que é muito diferente de ser ocupada") também é um dos tópicos relevantes, mas nenhum assunto a deixa mais entusiasmada do que o marketing pessoal. "Como eu amo isso! É um dos assuntos que mais estudo", conta. Então, pede para que quem a está a acompanhar pegue um caderninho e anote uma frase: "Marketing pessoal é o poder". Pausa. "Anotem aí! Anotem aí!".

Entra em cena o exemplo clássico de produtos praticamente idênticos, com preços que podem variar mais de mil por cento. "Porque isso?", ela pergunta. "Umas calças de ganga. Porque é que uma custa dez vezes mais que a outra? É o poder da marca, entenderam? Eu aprendi a transformar o meu nome numa marca de sucesso e vou ensinar vocês a fazerem o mesmo."

Detalhes do seu currículo foram sendo salpicados, sem pressa, entremeados com histórias de sua vida, conceitos de marketing e até a velha fábula do sapo surdo que só conseguiu saltar muito alto e salvar-se porque não ouvia os gritos e a torcida dos outros animais para que desistisse do desafio.

"A gente tem que ser o sapo surdo, gente". Pronto. Abriu os comentários para que quem assistia à apresentação se pronunciasse e, como num surto colectivo, deu-se início a uma chuva de frases "Eu sou o sapo surdo" escritas na tela do chat, aquelas letrinhas subindo sem parar.

Outro assunto abordado foi a importância de dominar as redes sociais, "que são verdadeiras máquinas de imprimir dinheiro", o que ela diz ter percebido há tempos. O curso chegava ao fim, e Antonelli então relembrou todas as dicas, uma por uma. "Sei que muito do que eu disse aqui parece óbvio, mas duvido que vocês tenham ouvido alguém falar sobre isso com tanto fundamento."

Seguindo os preceitos básicos do marketing, a aula gratuita era, na verdade, um aperitivo. Aquela amostra para chamar atenção e atrair a compra de um produto — no caso, um pacote de aulas online com especialistas de cada uma das áreas citadas ("Todas gatas (lindas) e poderosas, as melhores da cada área", salientou). A Giovanna cabe-lhe a monitoria do marketing pessoal.

"Não sei nem dar um preço ao valor da minha hora", disse. "Mas quero ajudar! Podem ter certeza que 2023 vai ser o melhor ano da vida de vocês. Escrevam aí: 2023 vai ser o melhor ano da minha vida." Começou de novo a chuva de letrinhas na tela: "2023 vai ser o melhor ano da minha vida... 2023 vai ser o melhor ano da minha vida...".


Exclusivo PÚBLICO/Folha de São Paulo

Sugerir correcção
Ler 3 comentários