Tratamento com “cogumelos mágicos” mostrou-se eficaz contra a depressão resistente

Foi administrada psilocibina (encontrada em “cogumelos mágicos”) a doentes com depressão e, três semanas depois, cerca de 29% podiam considerar-se curados. Esse número foi diminuindo com o tempo.

Foto
Albino Oliveira Maia é o director da Unidade de Neuropsiquiatria no Centro Champalimaud, o único centro em Portugal envolvido neste estudo Nuno Ferreira Santos

Uma única dose de uma formulação sintética da psilocibina — uma versão da substância psicoactiva que se encontra nos chamados “cogumelos mágicos” ou alucinogénicos — mostrou-se eficaz a tratar a depressão resistente, de acordo com um estudo publicado no início de Novembro na revista New England Journal of Medicine e que envolveu doentes e o Centro Clínico Champalimaud, em Lisboa. Três semanas depois da administração, 29% dos doentes estavam em remissão; às 12 semanas, esse número baixava para 20%. Apesar destes resultados, há outras conclusões do estudo que indicam que o caminho para a aplicação destas terapias será longo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários