Portugal - Suíça bate recorde: 5,7 milhões viram na televisão

Esta foi a partida da selecção nacional com maior audiência na competição. Equipa das “quinas” defronta agora Marrocos nos quartos-de-final.

Foto
Gonçalo Ramos festeja o quinto golo português Reuters/HANNAH MCKAY

Mais de 5,7 milhões de espectadores assistiram ao jogo dos oitavos-de-final entre Portugal e a Suíça, que foi o que "maior audiência" registou entre as partidas da selecção no Mundial 2022, informou esta quarta-feira a Universal McCann.

O jogo que garantiu o apuramento da selecção portuguesa de futebol (6-1 foi o resultado final) para os quartos-de-final do Mundial2022, que decorre no Qatar, foi transmitido pela RTP1 e contou "com um total de 5,5 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 3,7 milhões e share de 68,4%", refere a análise da Universal McCann (UM), agência de meios do grupo Mediabrands.

Já a emissão do jogo na Sport TV "registou um total de 236 mil telespectadores, com uma audiência média de 183 mil e 3,4% de share, perfazendo um total de 5,7 milhões telespectadores, uma média de 3,9 milhões de telespectadores e 71,8% de share, em termos acumulados".

"A transmissão deste jogo pela RTP1 teve um grande impacto para o canal, uma vez que registou um "share" de 25,4%, registando o seu maior "share" de total dia do ano", nota a Universal McCann.

Quando comparado com os jogos dos "oitavos" do Euro 2020 e do Mundial de 2018, este jogo da selecção portuguesa foi o segundo mais visto, ficando atrás do jogo contra a Bélgica no europeu de 2020.

"Analisando o jogo minuto a minuto, verificou-se uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão", refere ainda a UM, detalhando que "as audiências na segunda parte foram superiores e sempre em crescendo até bem próximo do apito final" e que "o pico de audiências foi já perto do apito final".

O jogo anterior de Portugal no Mundial 2022 tinha sido com a Coreia do Sul, o terceiro e último da fase de grupos, que foi visto por mais de três milhões de espectadores e foi o que teve "menor audiência" entre os jogos da equipa das quinas.

O desafio foi transmitido pela SIC e terminou com uma derrota de Portugal por 1-2, tendo contado "com um total de 3,2 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 1,8 milhões e share de 60,3%", segundo a análise da Universal McCann.

Já o jogo que até agora tinha registado maior audiência tinha sido o Portugal - Uruguai, o segundo da selecção portuguesa e visto por mais de cinco milhões de pessoas, em que Portugal venceu por 2-0, com golos do médio Bruno Fernandes, e garantiu o apuramento para os oitavos de final.

A RTP1 emitiu este jogo que contou com um total de 5,3 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 3,6 milhões e share de 66%. A emissão desta disputa na Sport TV registou um total de 296 mil telespectadores, com uma audiência média de 188 mil e 3,5% de share.

Tal perfez "um total de 5,6 milhões telespectadores, uma média de 3,8 milhões de telespectadores e 69,5% de share, em termos acumulados", adiantou a UM no passado dia 29 de Novembro.

Quanto ao primeiro jogo da selecção das quinas no Mundial 2022, quase quatro milhões de pessoas assistiram à transmissão do encontro da selecção portuguesa com o Gana, transmitido pela TVI, em que a equipa das quinas venceu por 3-2.

A TVI emitiu o jogo de estreia que contou com um total de 3,9 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 2,3 milhões e share de 64,5%.

Sugerir correcção
Comentar