Nazaré: Cabo das tormentas ou da boa esperança?

Eram lugares sem grandes atractivos. Em boa hora alguém acreditou. Foi assim com Óbidos, Comporta, São João da Madeira, Paredes de Coura e Nazaré, onde bastou uma onda para entrar no circuito do surf.

RG Rui Gaudêncio - 4 Novembro 2022 - Equipa responsável por dar a conhecer a Onda Gigante da Nazaré. Nazaré.  Lisboa.  Público
Fotogaleria
Bastou uma onda gigante para pôr a Nazaré no circuito mundial da elite do surf. Rui Gaudêncio
RG Rui Gaudêncio - 4 Novembro 2022 - Equipa responsável por dar a conhecer a Onda Gigante da Nazaré. Nazaré.  Lisboa.  Público
Fotogaleria
Armazém da Praia do Norte, na Nazaré Rui Gaudêncio

Um grupo de adolescentes franceses chega ao armazém da Praia do Norte para se preparar para entrar na água. O mar está calmo, apesar das previsões já confirmarem que dali a dois dias as ondas gigantes voltam a dar espectáculo na Nazaré, como é tradição no final de Outubro. A chegada de Garrett McNamara, acompanhado da mulher, Nicole Macias, e de um operador de câmara, por conta da série para a HBO, causa burburinho entre os jovens e o surfista troca algumas palavras com eles, antes de se sentar com Dino Casimiro, Paulo Caldeira, Pedro Pisco e Paulo Salvador. Há 11 anos tornaram-se inseparáveis, movidos pelo sonho de conseguirem ultrapassar os limites do mar bravio da Nazaré. Há 11 anos que os cinco não se voltavam a reunir.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar