Congresso espanhol aprova primeiro passo para o fim do crime de sedição

A entrada do projecto no Congresso foi aprovada pela coligação do Governo, pela Esquerda Republicana da Catalunha e pelos nacionalistas bascos. Segue-se uma fase de proposta de emendas.

Foto
O Congresso espanhol ainda discutirá o projecto na especialidade REUTERS/Susana Vera

Depois de uma longa jornada parlamentar que só acabou perto da uma da manhã em Madrid (meia-noite em Lisboa), o Congresso espanhol deu o primeiro passo para a revogação do crime de sedição, do qual estão acusados os independentistas catalães foragidos da justiça, entre eles, o ex-Presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont.

Um por um, os deputados votaram publicamente a proposta do PSOE e do Unidas Podemos, uma exigência do PP depois da pressão pública feita aos deputados do PSOE nas redes para que “não sejam cúmplices”. Mesmo assim, a moção foi aprovada com 187 votos, com os votos favoráveis já esperados do PSOE, Unidas Podemos, Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), Partido Nacionalista Basco e o partido da esquerda nacionalista basca EH Bildu, bem como uma série de pequenos partidos de esquerda e regionalistas.

No primeiro voto, a deputada do PSOE Inmaculada Oria levantou-se e, num gesto de unidade de resposta contra as tentativas do PP, foi acompanhada por toda a bancada do PSOE, tendo afirmado: “Aqui estamos todas e todos os socialistas juntos. Sem fissuras. Sim”.

Já o partido de centro-direita Juntos pela Catalunha, que tinha criticado o apoio da ERC à proposta como uma cedência a Madrid, absteve-se, juntamente com a Candidatura de Unidade Popular, uma coligação de forças de extrema-esquerda nacionalista catalã.

Naquela a que a que os media espanhóis chamaram de “super quinta-feira” com uma maratona do plenário que tinha começado às nove da manhã, o Congresso também aprovou o Orçamento do Estado, com os apoios das mesmas forças que apoiaram a tramitação do fim da sedição.

O passo seguinte será a apreciação de possíveis propostas de emendas que podem surgir, tendo a ERC sugerido que queria reformar também o crime de peculato, outro dos crimes dos quais estão acusados os independentistas foragidos, embora não tenha conseguido, até agora, apoios no Congresso.

Texto editado por Paulo Narigão Reis

Sugerir correcção
Comentar