Preços já estão a abrandar nos EUA, mas na Europa ainda não

Quando é que a inflação vai deixar de subir? Num cenário de incerteza, não são ainda claros os sinais de uma mudança de ciclo em Portugal e no resto da Europa, ao contrário do que já acontece nos EUA.

Foto
Christine Lagarde, do BCE, e Jerome Powell, da Reserva Federal, estão a ritmos diferentes no ciclo inflacionista dos dois blocos económicos. Reuters/EUROPEAN CENTRAL BANK

Depois de ter atingido um pico de 9,1% em Junho, a inflação nos Estados Unidos já registou, nos quatro meses seguintes, quatro descidas, cifrando-se em 7,7% em Outubro e consolidando a ideia de que os preços na maior economia do mundo estão agora numa trajectória de abrandamento consistente. Em Portugal e no resto da zona euro, contudo, a inflação ainda está em máximos e os sinais de que um recuo esteja prestes a ter início não são ainda definitivos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários