Imobiliário vira-se para estrangeiros e agrava escassez de oferta para nacionais

Aumento dos custos de construção, inflação e subida dos juros fazem com que os promotores imobiliários dirijam novos projectos para estrangeiros, de forma a assegurar a viabilidade financeira.

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A promoção imobiliária tem custos associados demasiado elevados, o que leva os promotores a procurarem o mercado internacional, para garantirem a viabilidade financeira dos projectos. Daniel Rocha/PÚBLICO

A crise começa a instalar-se no mercado imobiliário, embora talvez não no formato esperado. A tempestade é perfeita: ao aumento dos custos de construção que já se arrasta desde antes do início da pandemia e que não dá sinais de abrandamento, junta-se uma escalada da inflação, que diminui o rendimento disponível das famílias e um aumento das taxas de juro que torna o crédito mais caro. O resultado é um lado da oferta com menos margem para comportar riscos na hora de promover novos projectos residenciais e um lado da procura com menos capacidade financeira para comprar casa.

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