As complicações amorosas por Ravel e Falla no CCB

O Ensemble Mediterrain, dirigido por Bruno Borralhinho, junta-se à Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo para uma coreografia encenada por Miguel Ramalho e uma ópera encenada por Jorge Balça.

Foto
Bailarinos da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo

Quando Sergei Diaghilev, empresário dos Ballets Russes, desafiou o compositor Manuel de Falla e o coreógrafo Leonid Massine a transformarem num bailado o romance El Corregidor y la Molinera, de Pedro Antonio de Alarcón, os três viajaram por Espanha na companhia do bailarino Félix García para se aproximarem e inebriarem com as danças folclóricas locais. Dessa viagem resultaria, então, O Chapéu de Três Bicos, bailado estreado em 1919, inspirado na história de um homem de poder, um magistrado, que tenta seduzir a mulher de um moleiro, fazendo-se valer da sua posição social.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar