Reino Unido decreta feriado para celebrar a coroação de Carlos III

A cerimónia, marcada para o dia 6 de Maio do próximo ano, incluirá, além da cerimónia religiosa, uma programação variada de eventos ao longo do fim-de-semana.

Foto
Carlos III sucedeu a Isabel II após a morte da mãe Reuters/POOL

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou que o dia 8 de Maio de 2023, uma segunda-feira, será feriado para assinalar a coroação de Carlos III, na Abadia de Westminster, em Londres, que decorrerá no sábado anterior.

“A coroação de um novo monarca é um momento único para o nosso país”, disse o governante, acrescentado que, “em reconhecimento desta ocasião histórica”, agendada para 6 de Maio, a segunda-feira seguinte será de ponte.

A coroação do rei Carlos III, cuja data foi anunciada no mês passado pelo Palácio de Buckingham, incluirá, além da cerimónia religiosa, uma programação com diversos eventos. “Estou ansioso por ver pessoas reunidas para celebrar e prestar homenagem ao rei Carlos III, participando em eventos locais e nacionais em todo o país em sua honra”, continuou o primeiro-ministro.

“A coroação combina o sagrado e o solene, mas é também celebrativa”, observou o chanceler do ducado de Lancaster, Oliver Dowden. “Esta ponte dará mais uma vez às pessoas de todo o Reino Unido a oportunidade de se reunirem em família e comunidade para darem as boas-vindas a Sua Majestade.”

Isabel II com o filho, Carlos III Toby Melville / REUTERS
Deslocação de Vladimir Putin a Londres Grigory Dukor / REUTERS
Com Jacques Chirac Simon Kreitem / REUTERS
Mandela em Buckingham Palace Simon Kreitem / REUTERS
George W. Bush em Buckingham Palace Ian Jones / REUTERS
Recepção a Obama Lewis Whyld / REUTERS
Justin Trudeau no castelo de Windsor Steve Parsons / REUTERS
Isabel II com Joe Biden em Windsor, no ano anterior Dylan Martinez / REUTERS
Fotogaleria
Isabel II com o filho, Carlos III Toby Melville / REUTERS
Sugerir correcção
Comentar