Partido Comunista chinês eleva estatuto e poder de Xi Jinping

Líder da China inicia um inédito terceiro mandato à frente do PCC e do país. Primeiro-ministro Li Keqiang sai do Comité Central a poucos meses da idade limite para integrar órgãos de topo do partido.

Foto
Ex-Presidente escoltado por segurança. Xi Jinping assiste ao incidente EPA/MARK R. CRISTINO

O Partido Comunista Chinês (PCC) aprovou este sábado uma emenda à sua carta magna que eleva o estatuto do secretário-geral da organização, Xi Jinping, como líder indiscutível da China. A decisão foi tomada na sessão de encerramento do 20.º Congresso do PCC, que definiu a agenda que vai moldar o futuro político do país asiático nos próximos cinco anos.

O texto da emenda não foi divulgado imediatamente, mas, antes da sua aprovação, um locutor referiu os motivos por detrás da decisão, mencionando repetidamente Xi e os seus “feitos” na modernização das Forças Armadas e da economia e no reforço da autoridade do Partido.

Nos seus breves comentários finais, Xi, que inicia um inédito terceiro mandato como líder do PCC e da China, apontou que a revisão “estabelece requisitos claros para manter e fortalecer a liderança geral do Partido”.

O terceiro mandato de Xi quebra um limite não oficial de dois mandatos, que foi instituído para tentar evitar os excessos do poder absoluto que marcaram o reinado de Mao.

Xi emergiu durante a sua primeira década no poder como um dos líderes mais fortes na História moderna da China, quase comparável a Mao Zedong, o fundador da República Popular, que liderou o país entre 1949 e 1976.

Durante a sessão de encerramento foi também apresentada a lista do novo Comité Central, da qual já não constam quatro nomes que faziam parte da legislatura anterior, como o primeiro-ministro, Li Keqiang, que completará 68 anos em Março, a idade de reforma, segundo uma regra não escrita, dos membros dos órgãos de topo do PCC e que foi, de qualquer forma, quebrada por Xi Jinping, que tem 69 anos.

Foto
Momento em que o ex-Presidente é abordado por segurança TINGSHU WANG/Reuters

Os outros três membros que deixam o Comité Central são o secretário do Partido Comunista no município de Xangai, Han Zheng, o chefe do órgão consultivo do Partido, Wang Yang, e Li Zhanshu, um antigo aliado de Xi e presidente da Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo da China.

Ex-Presidente “convidado” a sair

O ex-presidente chinês Hu Jintao foi levado para fora do Grande Palácio do Povo, durante a cerimónia de encerramento do 20.º Congresso do Partido Comunista, de acordo com jornalistas da agência France Presse.

O homem, de 79 anos, que serviu como Presidente da China entre 2003 e 2013, foi pressionado pela equipa de segurança a levantar-se do seu assento ao lado do secretário-geral do Partido, Xi Jinping, na primeira fila do Grande Palácio do Povo.

A princípio relutante, o ex-presidente parece argumentar, antes de ser agarrado pelo braço por um funcionário, que o conduz até à saída. Hu Jintao mantém uma breve conversa final com Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Keqiang, a quem dá o que parece ser um toque amigável no ombro.

Esta saída incomum do ex-presidente não foi imediatamente explicada ou noticiada pela imprensa estatal.

Hu Jintao surpreendeu na abertura do congresso, no último domingo, ao aparecer envelhecido, com o cabelo agora completamente branco.

Sugerir correcção
Ler 29 comentários