Xi Jinping, um homem, um partido, um país

Podemos esquecer o princípio de Deng Xiaoping quanto à coabitação entre um país e dois sistemas. O princípio de Xi Jinping é uno e indivisível.

A coreografia do 20.º Congresso do Partido Comunista Chinês, o maior do mundo, foi concebida para garantir a excepcionalidade de Xi Jinping e a sua eternização no poder. Xi vai manter a presidência do partido e da República Popular por mais cinco anos, concentrando poder como nenhum outro dos seus antecessores e tornando-se o primeiro dirigente a exercer funções para além do limite tacitamente aceite dos 68 anos. Xi Jinping está acima de todas as regras. É ele quem as faz. Neste congresso, nada se decide. A elite comunista já fez as suas escolhas nos meses que o precederam. A grandiloquência do congresso é apenas uma demonstração cénica de força para o interior e para o exterior.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários