O “círculo vicioso” do financiamento da ciência deixa laboratórios e projectos em risco

O subfinanciamento da ciência em Portugal é uma crítica recorrente de investigadores e instituições científicas. Seis cientistas destacam as dificuldades de garantir investimento e a continuidade dos seus laboratórios e projectos nos próximos tempos.

Foto
O financiamento regular de projectos de investigação tem tido sempre menos de 10% de candidaturas aprovadas Ricardo Lopes

É um círculo vicioso, como alguns investigadores classificam. Um projecto ou um laboratório para concorrer a financiamento precisa de resultados preliminares e uma proposta de investigação forte. Quando esse financiamento não chega, há menos cientistas a trabalhar no laboratório, logo há menos resultados e, depois, as candidaturas a financiamento têm menos força. Um dado que não é novo, mas que indicia uma parte do problema são as taxas de aprovação do financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em projectos de todas as áreas científicas: o máximo foi este ano, com 8,3% das candidaturas a serem financiadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 25 comentários